Gaspar Vaz, professor e ex-director escolar do maior agrupamento de escolas de Portugal, recentemente aposentado, foi eleito pela imprensa de Alcobaça como figura do ano 2021 pela sua dedicação ao ensino e às grandes mudanças incutidas no estabelecimento de ensino Escola D. Inês de Castro daquela cidade onde reside há três décadas.
O periódico Região de Cister definiu desta forma bela o trajecto do professor e director vizelense: "Escolheu ser professor pelos alunos, candidatou-se ao cargo de diretor da Escola Secundária D. Inês de Castro em Alcobaça pelos alunos, virou o cabo das tormentas quando se viu ao leme do maior agrupamento de escolas do País...pelos alunos.
Após 24 anos a defender os interesses dos alunos, Gaspar Vaz terminou o seu ciclo profissional em junho deste ano. Na hora da despedida, o professor de Filosofia elencou a requalificação das instalações da Escola Secundária D. Inês de Castro e a instalação do mega-agrupamento como algumas das suas principais marcas. Mas, o maior legado que o professor e diretor Gaspar Vaz deixa em Alcobaça e mais especificamente nas escolas de Alcobaça são as relações e os afetos. O "senhor agrupamento", como ficará conhecido é, por isso, uma das figuras do ano (2021), para o REGIÃO DE CISTER."
Gaspar Vaz antes de rumar a Braga e depois para Alcobaça foi um vizelense sempre muito próximo e ativo da sua terra Natal, fez parte dos conjunto King's, tocou órgão no Grupo Coral de S. João e esteve ligado a outras coletividade. É membro de uma numerosa família vizelense toda ela muito querida nesta terra de Vizela.
A Gaspar Vaz o ddV apresenta muitos parabéns e junta um obrigado à sua gentil irmã Goretti Vaz pela cedência do jornal que permitiu redobrar o eco desta boa notícia.