Numa breve e superficial revista do Ano 2021 que ontem terminou o ddV colheu algumas das suas notícias.
Um ano onde a Pandemia impôs a lei do mais forte deixando em casa as Festas da Cidade, as festividades de de S. Bento das Peras, as procissões, etc.
PONTE - A inauguração da Ponte da Aliança sobre o rio Vizela unindo as margens de Tagilde e S. Adrião foi das obras municipais mais marcantes de 2021. Resolveu o problema da travessia dando descanso à Ponte Nova que por sinal é a velha. No ar ficou a proposta do Presidente da Assembleia Municipal em trocar-lhe o nome para "Ponte Victor Hugo Salgado" em reconhecimento ao seu mentor.
PRAÇA, JARDIM, RUAS - Uma nova imagem foi dada à centralidade de Vizela, com a reconversão da Praça da República, Jardim Manuel Faria, e principais ruas entre ela a maior de todas a Rua Dr. Abílio Torres.
- Em 2021 foi ainda inaugurado o canil/gatil Municipal em Infias e a Ciclovia.
FREGUESIAS: Nova sede escuteiros em S. Paio; Nova Rua de Tagilde e Arranjo Urbanístico do adro; Campo de futebol em Infias e Parque Infantil; Rua da Fábrica em S. Adrião; Adro de Santa Eulália, mais Parque infantil.
VACINAS - É inaugurado junto ao Centro de Saúde o Centro de Vacinação Covid-19 e as primeiras vacinas chegam à cidade aos milhares.
LIVROS: António Cunha escreveu um livro sobre as bandas filarmónicas de Vizela e outro sobre a história do bolinhol; Adelino Campante publicou sobre a sua colecção de postais de Vizela; Bárbara Pedrosa lançou o Palavra do Senhor e Hélder Magalhães editou o livro infantil a Princesa Mais Bela e no verso Triquiteiros.
No vendaval da rosa, Victor Hugo Salgado alcançou a maior vitória de sempre (sob a sigla do PS) no concelho de Vizela renovando o mandato de presidente da Câmara o mesmo acontecendo com Fernando Carvalho que venceu folgadamente para a Assembleia Municipal enquanto José Armando Branco, Manuel Pedrosa, Carlos Magalhães, Hélder Magalhães e António Ferreira venceram para as freguesias.
- Nas presidenciais vitória inequívoca em Vizela (em todo o País) de Marcelo Rebelo de Sousa.
- Ministra Ana Abrunhosa ficou no coração dos vizelenses e Vizela, disse-o, no seu. Coube-lhe o mérito de inaugurar as grandes obras de 2021.
- 2021 foi também o ano em que mais figuras de Estado, do Governo, da Assembleia da República passaram por Vizela, em campanha ou por questões oficiais, como o 1' ministro António Costa, Pedro Nuno Santos, Ana Abrunhosa, etc...
VIZELA DE PRIMEIRA
- O FC Vizela, sob o comando de Álvaro Pacheco, sobe à I Liga ao vencer em casa o Vilafranquense num estádio sem adeptos, e a festa foi grande apesar dos constrangimentos da pandemia.
- José Manuel Pires foi reconduzido como presidente da maior associação de Vizela: os Bombeiros.
- Reabrem as Termas de Vizela embora não na máxima pujança.
- Estádio do Vizela recebe a maior reformulação desde 1989 preparando-se para a I Liga e acolhe o primeiro jogo internacional da sua história o Portugal-Lichtenstein (sub-21).
- Arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga inaugura na igreja matriz de S. Miguel das Caldas, Museu Religioso idealizado pelo Padre Constantino Sá.
.
- O estilista Luís Carvalho conquista o segundo globo de ouro/moda SIC-Caras.
- Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense, sob a batuta de José Manuel Marques, lança mais um cd com obras de Joaquim Chicória o "Viva Vizela ".
- Vizela guarda luto pela morte do ex-presidente da República Jorge Sampaio promulgador do concelho.
- Vereador municipal Horácio Vale (PS) demite-se sendo rendido por Eugénio Carvalho.
- Sargento Ajudante Luís Pires assume comando do quartel da GNR de Vizela.
- Carlos Magalhães é eleito Presidente da Concelhia do PSD de Vizela.
- André Castro assume a liderança duma Comissão Administrativa da concelhia do PS de Vizela.
- Atleta Salomé Rocha volta a competir nos Jogos Olímpicos desta vez em Tóquio.
- Xavier de Freitas é eleito novo Juíz da Confraria de S. Bento das Peras.
- CCR de Montesinhos filia-se na Associação de Futebol de Braga.
- Benfica e Porto jogam pela primeira vez em Vizela para Campeonato entre outros clubes.
- Fecham o Café 15 (com 50 anos), o Café Lameira (com 37 anos) e o BPI-Banco Português de investimento.
- Regressa a Vizela Cidade Natal.
- O ddV-Digital de Vizela faz 17 anos de atividade ininterrupta a levar Vizela ao mundo.