Depois de ter lançado no mês passado um livro sobre a história das bandas de música de Vizela, o vizelense e colaborador do ddV, António Cunha, respondendo a um desafio lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Víctor Hugo Salgado, vai apresentar este sábado (17h00), na tenda de espetáculos de Natal montada na Praça do Municipio, um livro, o primeiro de sempre, sobre a história do pão de ló coberto de Vizela (bolinhol).NOTA ENVIADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA AOS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO
"CÂMARA APRESENTA LIVRO SOBRE BOLINHOL
A Câmara Municipal de Vizela apresenta o livro ‘Pão de Ló Coberto de Vizela, Apontamentos para a História’, no próximo dia 18 de dezembro, pelas 17.00h, na tenda de espetáculos.
Assim, e apostando na preservação deste ícone da gastronomia e da cultura vizelense, a Câmara Municipal de Vizela apresenta este livro sobre a história do Bolinhol, da autoria do vizelense António Cunha, que se traduz numa investigação histórica à origem do nosso doce tradicional e vem recordar a nossa história e o nosso legado na área da gastronomia.
De realçar que, depois da eleição do Bolinhol de Vizela como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, a Câmara Municipal tem desenvolvido uma estratégia de dinamização do Bolinhol, que passou por um conjunto de ações no sentido da promoção e divulgação do Bolinhol.
No seguimento desta estratégia, a Câmara Municipal avançou com o processo de certificação do Bolinhol, de forma a valorizar e preservar a sua autenticidade, em parceria com todos os produtores de Bolinhol do Concelho, e que irá permitir aferir as características que fazem com que Bolinhol seja uma marca de Vizela, identificando as suas características, preservando sempre a sua confidencialidade, mas também protegendo o produto como sendo nosso.
De realçar que, decorrente da estratégia de dinamização do Bolinhol como uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, o Presidente da Câmara Municipal entregou a cada um dos produtores de Bolinhol, o diploma oficial das 7 Maravilhas Doces de Portugal, o selo para colocar nas caixas do Bolinhol e ainda uma placa para colocar na fachada exterior das lojas de cada um dos produtores.
A Câmara Municipal tem também implementado uma nova dinâmica na divulgação do Bolinhol, que tem passado pela associação deste produto endógeno aos eventos promovidos pela Câmara, com a presença dos produtores do Bolinhol, com stands próprios para a promoção do nosso doce típico, com destaque para a Feira do Bolinhol, uma das estratégias para manter o Bolinhol vivo como uma referência de Vizela.
De destacar também que a Autarquia tem criado condições para associar a imagem das 7 Maravilhas Doces de Portugal ao Concelho, sendo disso exemplo a alteração dos totems das entradas da cidade e das novas paragens de autocarros, onde foi colocada uma alusão ao Bolinhol como uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal. É também intenção da Autarquia criar um monumento ao Bolinhol como forma de dar a conhecer a todos os que nos visitam que somos detentores de uma das 7 Maravilhas dos Doces de Portugal.
Com a edição deste livro, a Câmara Municipal de Vizela pretende continuar a aposta na valorização do Bolinhol, que faz parte do património gastronómico de Vizela há mais de um século, concentrando em si caraterísticas históricas, culturais e económicas relevantes que merecem ser protegidas, preservadas, valorizadas e promovidas. Um doce único que é uma mais-valia gastronómica do Concelho de Vizela, da região Norte e de Portugal." - CMV