O Comando Territorial de Braga, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Guimarães, ontem, dia 20 de dezembro, deteve um homem de 37 anos e uma mulher de 55 anos por tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Vizela e Guimarães.
No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um ano, os militares da Guarda encetaram diligências policiais que permitiram apurar que os suspeitos compravam o produto estupefaciente na área metropolitana do Porto e posteriormente procediam à sua venda nos concelhos de Vizela e Guimarães. No seguimento das diligências de investigação foi dado cumprimento a cinco mandados de busca, três domiciliárias, uma em estabelecimento e outra em veículo, que culminaram com a detenção do casal e na apreensão do seguinte material:
· 104 doses de haxixe;
· Nove doses de cocaína;
· Cinco doses de heroína;
· Seis doses de canábis;
· 2 370 euros em numerário;
· Três telemóveis;
· Uma viatura;
· Uma balança;
· Uma arma branca.
Os suspeitos serão presentes ao Tribunal Judicial de Guimarães, para aplicação das medidas de coação.
Barcelos, Esposende e Vila N. Famalicão - 13 detidos em operação de prevenção criminal
O Comando Territorial de Braga, através do Destacamento Territorial de Barcelos, realizou nos dias 18 e 19 de dezembro, um conjunto de fiscalizações de prevenção criminal, nos concelhos de Barcelos, Esposende e Vila Nova de Famalicão.
Estas ações de fiscalização tiveram como objetivo a prevenção e o combate à criminalidade geral, bem como o reforço do sentimento de segurança junto da população em geral. No decorrer das diligências policiais foram registados os seguintes resultados operacionais:
· Oito detidos por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
· Dois detidos por tráfico de estupefacientes;
· Dois detidos por caçarem sem o cumprimento das condições legais obrigatórias;
· Um detido por condução sem habilitação legal;
· 23 autos de contraordenação por consumo de estupefacientes;
· 20 autos de contraordenação do âmbito da legislação rodoviária.
No seguimento da ação foi ainda apreendida uma viatura por alterações às características construtivas.
As ações contaram com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) e com a colaboração da Inspeção Geral de Jogos (GJ) e da Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT).