650 anos da Aliança Luso-Britânica


No âmbito da iniciativa #Portugal_UK650, que visa celebrar os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, terá lugar um um Congresso Interdisciplinar com o tema “A Aliança Luso-Britânica: Balanço do passado e perspectivas de futuro”, na Universidade do Minho de 6 a 9 de julho de 2022, por ocasião dos 650 anos do Tratado de Tagilde.



Esta iniciativa é promovida pelo #Portugal_UK650 – ‘Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica’, juntamente com o Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) e a Faculdade de Direito da Universidade do Minho.

A Chamada de Comunicações e Painéis está aberta até dia 15 de janeiro de 2022, para aqueles que quiserem apresentar comunicações no Congresso, podendo encontrar mais detalhes em: https://portugal-uk650.com/eventos/chamada-de-comunicacoes-paineis/.

Este Congresso é organizado pela Universidade do Minho (Centro de Investigação em Justiça e Governação e Escola de Direito) em associação com Portugal-UK 650, tendo como instituições parceiras a Universidade de Oxford, a Universidade de Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura; o Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora/Universidade do Minho; o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Os fundamentos jurídicos da aliança Luso-Britânica encontram-se em dois tratados do século XIV: o Tratado de Tagilde (10 de julho de 1372) e o Tratado da Aliança (16 de junho de 1373).  O Tratado de Tagilde, o primeiro tratado entre Inglaterra e Portugal foi firmado na Igreja de S. Salvador de Tagilde (município de Vizela, distrito de Braga), entre o rei D. Fernando I de Portugal e os representantes de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra.

Este Congresso interdisciplinar assinala o 650º aniversário do Tratado de Tagilde com um espaço criativo de diálogo e intercambio de conhecimentos entre estudiosos de diversas áreas do saber. O encontro permitirá uma compreensão mais profunda do passado e presente da aliança Luso-britânica, assim como perspetivar reverberações futuras.  Em preparação deste Congresso está a decorrer um ciclo de conferências dedicado às relações luso-britânicas.

Pode encontrar mais detalhes sobre as atividades realizadas no âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica em: www.portugal-uk650.com

Partilhar