Albino Monteiro, de Santa Eulália, Vizela, nascido a 18 de novembro de 1920 completa hoje mais um aniversário, no caso, o centésimo primeiro.
Muito cedo ficou cego, mas nunca desistiu de trabalhar, e apesar desta bonita idade ainda cuida da horta, planta hortaliças, o que for necessário pois a enxada foi sempre sua companheira e o trabalho nunca lhe fez obstáculo.
Com a sua falecida esposa D. Maria do Carmo, geriu o Tasco da Porta Larga, em Santa Eulália onde fez muitos amigos e se tornou mais conhecido.
Albino Monteiro, chefe de conhecida e querida família eulalense, ainda vai tomar o seu cafezinho a pé a alguma distância de sua casa, gosta de visitar o Restaurante Portelas, onde hoje a gerente Helena Pedrosa o recebeu com o carinho de sempre mais aos seus filhos José Monteiro e Judite Monteiro e ali foi partido o bolo de aniversário.
Albino Monteiro, que ficou invisual devido a um problema de saúde ocorrido há cerca de 65 anos, nunca perdeu a alegria de viver e onde está faz a festa ora cantando ora contando umas graçolas que fazem rir a valer os presentes. Goza de boa saúde.
É uma figura muito querida na vila de Santa Eulália e no concelho de Vizela.
Muitos parabéns Sr. Albino.