Ministra Ana Abrunhosa chegou de caleche (carro puxado a cavalo) ladeada pelo presidente da Câmara de Vizela, Victor Hugo Salgado, do presidente da Assembleia Municipal, Fernando Carvalho e pelo arquiteto da obra Paulo Pacheco.
Na caleche atrás seguiam os presidentes das duas juntas de Freguesias unidas pela ponte, António Ferreira (Tagilde) e Carlos Magalhães (S. Adrião).
Uma enorme multidão (iremos apresentar um vídeo) aplaudiu Ana Abrunhosa, muito querida dos vizelenses. A ministra e Victor Hugo Salgado abriram simbolicamente a rua de acesso à nova travessia simbolizada num portal de ferro em cima da rotunda na rua da Porta de Ferro.
A cerimónia, sessão solene, decorreu em cima do tabuleiro da ponte com várias intervenções.
Fernando Carvalho anunciou que irá tudo fazer para que a ponte seja rebatizada com o nome de "PONTE VICTOR HUGO SALGADO".
O presidente da assembleia municipal pediu a Ana Brunhosa para não esquecer o acesso à auto-estrada, uma reivindicação antiga dos vizelenses.
Victor Hugo Salgado agradeceu mas ironizou que a nova infraestrutura poderia denominar-se "Ponte da Utopia tantos foram aqueles que duvidaram da execução da mesma".
O autarca dedicou a obra a todos os que lutaram pela criação do concelho e já não estão entre nós citando nomes de elementos do MRCV e da Pesada em representação de todos os vizelenses. Victor Hugo Salgado agradeceu, tal como Fernando Carvalho, à Ministra Ana Abrunhosa o que tem feito por Vizela.
A Ministra disse já ter metido o dedo na bica de água quente (diz a lenda que quem molhar o dedo na bica de água quente de Vizela já não quer sair daqui) salientando que Vizela foi o concelho do País que mais obra fez e em menos tempo e que espera nos próximos tempos vir mais vezes a Vizela ao lançamento de primeiras pedras.
Ana Abrunhosa salientou a união dos vizelenses, deu os parabéns a Victor Hugo Salgado, e disse esperar estar cá quando a ponte for rebatizada com o nome de Ponte Victor Hugo Salgado.
(Notícia em Atualização)