O Centro Académico do Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães foi premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no âmbito do Concurso de Projetos de Capacitação dos Centros de Investigação Clínica em 2021.
O projeto submetido prevê a instalação de um Hospital de Dia dedicado à Investigação Clínica, pretendendo por um lado promover melhoria da eficácia e standardização de procedimentos no âmbito dos diferentes protocolos de investigação em Curso, e por outro proporcionar um ambiente seguro e de conforto para os utentes envolvidos nestes protocolos.
A estrutura permitirá também capacitar o Centro Académico para a realização de Ensaios clínicos em fases mais precoces, o que o torna mais competitivo e atrativo para estudos nacionais e internacionais.
O Centro Académico e de Formação do Hospital de Guimarães, tem aumentado progressivamente a sua atividade nesta área, conduzindo cerca de 135 ensaios Clínicos em diferentes áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e das opções terapêuticas existentes.
Esta é uma das apostas do Conselho de Administração, que cedo compreendeu a mais valia da promoção desta atividade juntos dos Profissionais de Saúde, estimulando a aquisição de competências e a progressão académica como forma de promover uma contínua melhoria da prestação de cuidados baseada nas melhores práticas e na mais recente evidência Clínica.
Nos últimos 3 anos, o Hospital de Guimarães registou um conjunto de significativos avanços neste domínio:
Os Estudos de Iniciativa do Investigador (partindo de projetos dos próprios Profissionais de Saúde) aumentaram 20%,
Os Ensaios Clínicos cresceram cerca de 137%
O número de Profissionais de Saúde envolvidos em projetos de Investigação Clínica aumentou 134% (contando agora com 145 elementos de diferentes grupos profissionais)
Passou a integrar desde 2021 a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN).
A parceria nuclear que tem desenvolvido com a PtCRIN e a AICIB, bem como a ligação fundamental com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o seu Instituto para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, têm sido importantes para o crescimento da dimensão académica do Hospital Senhora da Oliveira, Guimarães, e um exemplo de como é possível aliar à prática clínica a Inovação, Ensino e Investigação, na busca de mais conhecimento para benefício dos utentes e motivação contínua dos Profissionais de Saúde.
OO Prémio agora atribuído, será entregue no dia 9 de novembro, pelas 15H no Auditório do INFARMED em Lisboa, estando previstas as presenças de diferentes representantes das instituições promotoras e do Governo.