(Com vídeo) A professora Conceição Lima foi esta noite distinguida no salão de festas do Restaurante Águia D'Ouro pelo Rotary Club de Vizela numa cerimónia muito limitada ao número de presenças e que foi sucessivamente adiada devido à pandemia.Vídeo RCV (Maria Resgate Salta)
Os presidentes Carlos Martins e Xavier de Freitas fizeram as honras da casa numa noite abrilhantada por poemas e canções em francês interpretadas por alunos da Universidade Sénior do Rotary (Capri C'est Fini, de Hervé Vilard e Lá Maladie d'Amour, de Michel Sardou), a que se juntou o declamador humorista portuense Eduardo Roseira. A Câmara de Vizela esteve representada pela vereadora com o pelouro da Educação, Agostinha Freitas, ex-aluna da homenageada que rasgou largos elogios a Conceição Lima pela sua dedicação às causas nobres onde se inclui a divulgação dos poetas e poesia através de saraus (interrompidos pela pandemia covid-19) e programas da Rádio Vizela e as aulas aos alunos seniores entre outras iniciativas solidárias.
Dos vários oradores que usaram da palavra em referências elogiosas a Conceição Lima destaque-se a intervenção da professora Georgina Mendonça a aluna mais idosa da Universidade Sénior RCV que no próximo dia 1 de novembro completa 99 anos de idade. Nas suas palavras ficou evidente o carinho que todos devotam a uma mulher que foi, é e promete continuar a ser muito mais do que uma professora e madrinha dos poetas.
Numa breve palavra a distinguida resumiu a sua dedicação às causas nobres: VOCAÇÃO.
Conceição Lima, que lecionou no Ciclo de Vizela logo no arranque deste estabelecimento de ensino então denominado por "Escola Preparatória Dr. Pereira Caldas", e onde granjeou o carinho de milhares de alunos de todo o Vale do Vizela, prometeu continuar a sua ação filantrópica tanto na Universidade Sénior como na Poesia, agradecendo ao marido Dr. Raul Rocha e filhas Paula e Marta e outros membros da família o apoio que tem recebido salientando os valores da solidariedade, do respeito pelo próximo e preservação da coluna vertebral direita que tem transmitido aos seus e estes têm escrupulosamente cumprido.
A cerimónia foi seguida pelo Facebook do RCV por inúmeras pessoas que gostariam de marcar presença e que também através desse meio felicitaram Conceição Lima.
Apesar das limitações de lugares - que inclusive não permitiu a presença de elementos do Rotary - a cerimónia teve uma envolvência carinhosa bem ao jeito da homenageada e de um clube que já merece há muito a admiração de toda a comunidade vizelense por dar de si antes de pensar em si.
Xavier de Freitas, que na semana passada perdeu o seu irmão mais novo Alberto Freitas de 49 anos de idade e o seu amigo Neno (ex-guarda redes do Vitória), também recebeu palavras de conforto e coragem.
Daqui por 15 dias o salão de festas do Águia D'Ouro volta a registar um momento alto com a transmissão de tarefas de Carlos Martins para o novo presidente, José Manuel Couto.