Notícias falsas em palestra nos rotários

 


O Rotary Clube de Vizela realizou esta noite uma  palestra sobre notícias falsas (fake news) contando com a presença da jornalista vizelense Liliana Costa.

A palestra moderada pelo Presidente rotário, Carlos Martins, a exemplo das anteriores e considerando o confinamento, decorreu através duma plataforma onde os rotários de Vizela e outros de vários clubes que se associaram desde suas casas à iniciativa, puderam ouvir a explanação sobre tão interessante e atual tema e colocar perguntas à palestrante.


Liliana Costa vincou que as "fake news" não atingem apenas as pessoas menos experientes ou menos iletradas que circulam nas redes sociais mas também leitores experientes porquanto algumas notícias falsas "são tão apuradas" que contêm meias verdades que levam o leitorado a confundir a realidade e a ficção.

Liliana Costa, atualmente ao serviço da TSF, mas com passagem por diversos órgãos de informação nacionais e locais como a Rádio Vizela, acrescentou que mais cedo ou mais tarde alguém terá de assumir o papel de regulador sobre as redes sociais no controlo da difusão de determinado notícias, "sem se recorrer ao antigo lápis azul", faltando saber se esse será um papel do Estado visto que as grandes empresas que dominam a rede tudo fazem pela obtenção de lucros e novos clientes.


A oradora abordou ainda outras áreas das fake news e o mal que podem provocar só mundo em geral e ao verdadeiro jornalismo em particular.

Este tema inesgotável estendeu-se durante hora e meia (das 21h30 às 23 horas) como mandam as regras rotárias.

Os participantes seguiram a palestra do princípio do fim com grande atenção tendo no final endereçado os parabéns ao Rotary Club de Vizela pela iniciativa e à palestrante Liliana Costa "pela sua brilhante participação".


Partilhar