A Câmara Municipal de Vizela vai promover durante o mês de março e abril, quatro ações de formação, dirigidas a jovens dos 16 aos 25 anos, com o objetivo de facilitar e potenciar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. A primeira ação de formação, que decorrerá já no próximo dia 18 de março, abordará os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em concreto o objetivo 13 – Ação Climática, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos. Em termos gerais, os objetivos desta ação são refletir sobre a importância dos ODS, perceber o papel das ações individuais como ponto de partida para a mudança e identificar comportamentos e ações que ajudem na transição para uma existência mais sustentável. A segunda ação de formação pretende reforçar a utilidade da participação e ação juvenil na comunidade. Esta participação que pode acontecer sob a forma de voluntariado, associativismo, ativismo entre outras é importante para que os e as jovens influenciem o seu futuro e o das comunidades.
A terceira ação prevista denomina-se “Afirma-te das Competências aos Currículos” onde os jovens terão a oportunidade de descobrir mais sobre si próprios e como podem comunicar de forma mais eficaz para despertar interesse nos recrutadores, utilizando o CV - Curriculum Vitae como um dos instrumentos para a procura de emprego,
Este ciclo formativo encerra com a ação “Desconfina a mente, Bem-estar mental”.
Esta pandemia veio expor e evidenciar uma necessidade já conhecida: a de cuidarmos de nós e da nossa Saúde Psicológica, sendo premente refletir sobre os comportamentos de autocuidado e de bem-estar bem como, potenciar o (re)conhecimento e desenvolvimento de estratégias que promovam o nosso bem-estar. Esta ação de formação será facilitada pela psicóloga Sofia Ribeiro com experiência de trabalho com jovens.
Com recurso a metodologias de educação não formal, estas ações de capacitação serão gratuitas e em formato online onde os jovens participantes terão a oportunidade de partilhar os seus pontos de vista, aprender de forma colaborativa e desenvolver aprendizagens diretamente ligadas com as suas experiências do dia-a-dia. Os jovens interessados poderão inscrever-se em todas as ações de formação.
Paralelamente, este ciclo formativo irá decorrer também junto dos alunos do curso técnico profissional de informática da Duodifusão.