"Nem Roma, nem Paris, nem as Canárias. Em ano de pandemia, o destino a descobrir em 2021 e que somou mais votos na European Best Destinations foi “o coração do Minho”. Competição recebeu mais de 600 mil votos de quase 200 países» - avança o jornl Público que acrescenta ainda:
«Braga já tinha ficado em segundo lugar em 2019 na competição anual dos destinos europeus a visitar: só Budapeste venceu a capital do Minho. Agora, a cidade apostou forte e conseguiu motivar a votação para a vitória. É o European Best Destination 2021 e deixa para trás Roma, Paris ou Florença, entre 20 destinos nomeados.
Na competição – que noutros anos já foi conquistada por Lisboa ou Porto, este ano fora da lista –, foram recebidos “mais de 600 mil votos de 192 países”, explica à Fugas Maximilien Lejeune, que lidera a organização do evento.
Neste tempo “muito especial”, com 2020 marcado pela quase ausência de turismo e um 2021 marcado pela esperança da retoma, a organização salienta que foram recebidos “muitos votos de fora da Europa, o que mostra um verdadeiro interesse dos viajantes [fora da UE] de voltarem” a terras europeias. Nunca antes a percentagem de votos extra-europeus foi tão elevada: 39 por cento» -refere o jornal Público.