Victor Hugo Salgado em lista de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa


Um grupo de 22 socialistas anunciou esta quarta-feira o seu apoio à recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa às presidenciais, incluindo autarcas (entre os quais Victor Hugo Salgado, Presidente da Câmara de Vizela), três ex-ministros, Correia de Campos, Vieira da Silva e Paulo Marques, e o líder regional açoriano Vasco Cordeiro avançou a TVI.

Victor Hugo Salgado confirmou esta posição ao ddV: "Sim é verdade, vou apoiar publicamente o Candidato Marcelo Rebelo de Sousa. 

Assim, apesar de ser um livre pensador de esquerda e ir votar num candidato de direita, faço-o por colocar os interesses da Nação acima dos interesses partidários.

Desta forma, apesar da confusão ensurdecedora e lamentável que tem envolvido as eleições para um dos mais altos cargos da Nação, e abstraindo-me dos últimos dias da campanha, fazendo um juízo de valor sério, cheguei à conclusão que será o meu dever, enquanto cidadão, manifestar-me e assumir publicamente uma opção que não tem alternativa face às opções existentes, porque não reconheço aos outros candidatos a capacidade e competência para ocupar esse lugar de enorme relevância para criar estabilidade no nosso País, essencial para os próximos anos, que se adivinham difíceis" - disse Victor Hugo Salgado.

No texto, com o título “Votar para mobilizar Portugal”, a que a Lusa teve acesso, é elogiado o primeiro mandato de Marcelo, pelo “respeito e valorização do quadro constitucional”, pela “estabilidade política e do diálogo político e social”, pela “defesa dos interesses nacionais”.

Essa é a principal razão que nos leva a confiar que as continuadas afirmações do candidato Marcelo Rebelo de Sousa de assumir idêntica atitude num eventual segundo mandato lhe dão particular capacidade para merecer o voto popular”, afirma-se no texto subscrito por 22 personalidades do PS.


Entre os ex-governantes, contam-se Correia de Campos (antigo ministro da Saúde), Bernardo Trindade, antigo Secretário de Estado do Turismo, Guilherme d’Oliveira Martins (antigo Secretário de Estado das Infra-estruturas), José António Vieira da Silva (ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade Social), Pedro Marques, atual eurodeputado e antigo ministro das Infra-estruturas, e Vasco Cordeiro, ex-presidente do Governo Regional dos Açores.



Na lista, estão os presidentes de câmara Fernando Medina (Lisboa), o ex-candidato presidencial Basílio Horta (Sintra), Alberto Mesquita (Vila Franca de Xira), Alexandre Almeida (Paredes), Eduardo Vítor (Vila Nova de Gaia), José Manuel Ribeiro (Valongo), Manuel Machado (Coimbra), Miguel Alves (Caminha), Nuno Canta (Montijo), Nuno Mocinha (Elvas), Rui Santos (Vila Real) e Vitor Hugo Salgado (Vizela).


Há ainda dois deputados do PS, João Azevedo (Viseu) e Jorge Gomes (Bragança) e o deputado ao parlamento regional da Madeira Paulo Cafôfo.


O PS não apoiou formalmente nenhuma das candidaturas, mas militantes e dirigentes socialistas têm-se distribuído, maioritariamente, entre as candidaturas de Marcelo Rebelo de Sousa e de Ana Gomes, que é do partido.


Em menor número, alguns socialistas manifestaram apoio a João Ferreira, apoiado pelo PCP e Verdes.


As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para domingo e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.


A campanha eleitoral termina na sexta-feira. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), o ex-militante do PS Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans e presidente do RIR - Reagir, Incluir, Reciclar, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).



 


Partilhar