Mais de 246 mil eleitores pediram para votar antecipadamente este domingo, uma semana antes das presidenciais de 24 de janeiro. Destes, 300 são do concelho de Vizela segundo revelou a Câmara Municipal.
As eleições presidenciais, que se realizam em plena epidemia de covid-19 em Portugal, estão marcadas para o próximo domingo dia 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
O voto antecipado está destinado a pessoas com cuidados especiais face à pandemia.
A votação decorrerá no próximo domingo, dia 17 de janeiro, no Edifício Sede da Câmara Municipal, entre as 08.00h e as 19.00h. Os eleitores só podem entrar com máscara; têm de desinfetar as mãos antes de se dirigirem à mesa, antes de votar e depois de votar; devem manter o afastamento recomendado enquanto aguardam a sua vez para votar; e preferencialmente levar a própria caneta para votar. Os locais de voto (superfícies de toque frequente, cabinas de voto e casas de banho) serão desinfetados regularmente ao longo do dia. Os elementos das mesas de voto também usarão máscara e viseira ou óculos, luvas descartáveis e desinfetante.
A campanha eleitoral termina em 22 de janeiro. Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).
Em Vizela as eleições de dia 24 decorrerão nos locais habituais e hoje apenas no edifício da Câmara.