Um grupo de comerciantes de Vizela vai pedir ao Presidente da Câmara para voltar a colocar a rua Dr. Abílio Torres com um só sentido de trânsito e com estacionamento.
Este grupo já abordou o assunto a semana passada na sede da Associação Comercial e Industrial de Vizela com o Presidente Mário José Oliveira.De qualquer forma esta artéria principal de Vizela entrará brevemente em obras e os trabalhos prometem demorar algum tempo. O trio de comerciantes que reuniu com o Presidente da ACIV a quem pediu para levar este assunto à Câmara, foi Agostinho Ribeiro, Marco e Cristiana Oliveira. Os comerciantes defendem que sem estacionamento a rua está morta, sobretudo à noite quando o tráfego diminui, e que os dois sentidos provocam poluição sonora e ambiental e mais lojas fechadas.
O trio de comerciantes tem desenhado há duas semanas um croqui que pretende apresentar a Victor Hugo Salgado no qual é proposto que a Rua Alfredo Pinto (Turismo) funcione com trânsito no sentido contrário ao que está previsto, pondo a hipótese de existir dois sentido entre o Banco Popular e a entrada para a Avenida dos Bombeiros Voluntários, entre outras alterações.
Há quem defenda que os dois sentidos é mais vantajoso para os comerciantes pois torna os seus estabelecimentos mais vistos por quem passa, porém a falta de rentabiliação de algumas casas por falta de estacionamento é apontado por outros como nefasto. Após a conclusão das obras em curso, a rua Alfredo Pinto vai aumentar a capacidade de estacionamento para o dobro pois ficará com apenas um sentido e com estacionamento dos dois lados.
A rua Dr. Abílio Torres, com cerca de 8 metros de largura, não permite que três carros fiquem lado a lado pelo que, basta um parar, por pouco tempo que seja, para criar enorme convulsão no trânsito.
COMUNICADO DO PS DE VIZELA
RUA DR. ABÍLIO TORRES
"Para promover o comércio local, facilitar a fluidez do trânsito e fomentar a fruição desta emblemática rua da Cidade de Vizela, a Vereadora do PS na Câmara Municipal, Dra. Gaspar, recomendou, em reunião de Câmara o regresso do trânsito num só sentido, a criação de passeios mais amplos, espaços para esplanadas e alguns locais de estacionamento.
O tema foi abordado na reunião da passada terça-feira, 9 de dezembro, referindo-se a Vereadora às obras do PAMUS - Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável - cujas ações e financiamento foram definidas e alcançadas pelo executivo do PS no Município. "Tal como na análise que o PS fez ao projeto da Praça da República, e que levaram a Câmara Municipal de Vizela a rever o plano de trânsito e de estacionamento, também para a Rua Dr. Abílio Torres pedimos que o projeto seja repensado. Concretamente, o trânsito num só sentido e disponibilização de pontos de estacionamento são medidas que se impõem.
Primeiro, porque o trânsito num só sentido normalizaria a circulação no centro da cidade, evitando-se a prevaricação do estacionamento em cima dos passeios e, por esse facto, impedindo o trânsito.
Segundo, para além de possibilitar a criação de alguns lugares de estacionamento, até para cargas e descargas, a alteração do projeto possibilitaria a criação de esplanadas, passeios maiores, resumidamente mais e melhor acesso ao comércio tradicional.", argumentou a Vereadora do PS. Num processo de diálogo com os comerciantes, e encarando o regresso do trânsito num só sentido como potenciador da qualidade ambiental económica e social do centro da cidade de Vizela, pede-se à Câmara Municipal de Vizela que reveja o projeto de obras que pretende executar.
PARTIDO SOCIALISTA
OUTRAS NOTÍCIAS