Movimento a Pão e Água suspendeu (até data imprevista) a manifestação que estava marcada para as 15h30 de hoje na cidade invicta (na Rotunda da Boavista com destino à Avenida dos Aliados). Sobre esta tomada de posição o vizelense Dani Dias, que estava à frente da movimentação dos vizelenses até à manifestação de hoje no Porto, como aconteceu no mês passado num dos autocarros que foi a Lisboa, disse ao ddV: "Tomamos conhecimento que o Governo adoptou algumas medidas para o setor em causa, iremos analisar as referidas medidas e perceber se as mesmas vão de encontro às necessidades de todos os sectores representados neste movimento e que se encontram em extremas dificuldades como é o caso da restauração, bares, discotecas, artistas, etc. "
Vizelense na capital em protestos |
Prosseguindo: "Ficou claramente demonstrado que vale a pena lutar pelos nossos direitos e que a voz do povo tem de se fazer ouvir na rua. E não no sofá. Esperamos que as medidas anunciadas hoje sejam implementadas o mais rápido possível porque de promessas anda o mundo cheio. Suspender manifestação não é cancelar. Estaremos atentos e não deixaremos ninguém para trás." - disse Dani Dias, do Rio Esplanada Bar.
A exemplo do que ocorreu em Lisboa, a movimentação dos vizelenses no dia de hoje ia passar pela deslocação em dois autocarros e vários carros particulares.Manuel Marques, Dani Dias e o dj Miguel Rendeiro que chorou a discursar em Lisboa na manifestação. |
Dani Dias com o "livro de reclamações". |
Apesar de estar anunciada chuva para hoje eram esperadas de todo o país, sobretudo da zona norte, mais de mil manifestantes.
UM BURRO ENGALANADO
Os vizelenses iriam levar novamente a sirene que faz parte da história da luta de Vizela e deu nos ouvidos também na manifestação da restauração em Lisboa, gigantones e um burro engalanado a preceito.
Dos adereços faziam parte ainda inúmeras bandeiras de Vizela e cartazes com frases de ordem semelhantes às que se encontram espalhadas pelos mupis da cidade de Vizela.
Não obstante a manifestação de Lisboa não ter registado qualquer incidente (estavam várias dezenas de polícias de intervenção prontos para o que desse e viesse), a de hoje no Porto era considerada pelas autoridades como de alto risco e iria obedecer a grandes medidas de contenção porquanto é sabido o desespero que afecta os setores envolvidos e o que pode ocasionar no sistema de trânsito qualquer movimentação popular na cidade do Porto.
Algumas das medidas Governo a adoptar |