A Resinorte é a entidade responsável pela recolha seletiva, tratamento e valorização dos resíduos sólidos urbanos no concelho de Guimarães, nos ecopontos e devido à situação de greve dos seus trabalhadores na última semana o processo de recolha em alguns ecopontos do concelho ainda não foi devidamente reestabelecido, agravando-se por esta empresa ter decido não efetuar a recolha durante o período de celebração do Ano Novo até domingo.
A Câmara e a empresa municipal Vitrus estão a fazer o trabalho de limpeza junto dos ecopontos, mas estão impedidas de se substituírem à Resinorte.
Tendo em conta esta situação e considerando o acréscimo de resíduos de embalagens durante esta época, a Câmara Municipal de Guimarães apela aos seus munícipes que procedam separação de embalagens, mas só coloquem no ecoponto mais próximo caso se encontrem disponíveis. Solicita ainda a colaboração e compreensão de todos para que não depositem resíduos na via pública, contribuindo assim para assegurar a salubridade pública.