O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles morreu esta quarta-feira, aos 98 anos. Foi um dos grandes apoiantes da criação do Concelho de Vizela colocando o Partido Popular Monárquico que dirigiu sempre do lado da luta do Povo de Vizela pela criação do seu concelho. O PPM foi um dos primeiro proponentes da elevação de Vizela a concelho na Assembleia da República.
O vizelense Adelino Campante, monarca e membro do Movimento da Restauração do Concelho de Vizela (MRCV) recorda Ribeiro Telles como um homem apaixonado pela luta dos vizelenses.
Manuel Campelos, líder do MRCV, costumava dizer que Ribeiro Telles era uma flor no oásis político de Portugal e tinha-o por grande amigo.
Em 1979, na campanha eleitoral da AD (PSD-CDS-PPM) Ribeiro Telles esteve em Vizela na companhia de Sá Carneiro e Freitas do Amaral todos já falecidos.
POLÍTICO E ARQUITETO
Gonçalo Ribeiro Telles, é um arquiteto paisagista, ecologista e político português.
Foi Subsecretário de Estado do Ambiente nos I (Adelino da Palma Carlos), II e III (Vasco Gonçalves) Governos Provisórios. Foi Ministro de Estado e da Qualidade de Vida do VII Governo Constitucional (AD, de Francisco Pinto Balsemão), de 1981 a 1983.
Criou as zonas protegidas da Reserva Agrícola Nacional, da Reserva Ecológica Nacional e as bases do Plano Diretor Municipal.
Gonçalo Ribeiro Telles
Ministro(a) de Portugal
Período VIII Governo Constitucional
Ministro de Estado e da Qualidade de Vida
Dados pessoais
Nascimento 25 de maio de 1922 (98 anos)
Partido Movimento dos Monárquicos Independentes (1957)
Movimento dos Monárquicos Populares, CEUD (1969)
Convergência Monárquica (1971-1974)
PPM (1974-1993; parte da AD, 1979-1983)
Movimento Alfacinha
Movimento Partido da Terra - Partido da Terra (MPT - Partido da Terra) (1993-2007).
Em maio deste ano correu o boato que Ribeiro Telles havia falecido, notícia falsa que induziu em erro muitos jornais. Hoje é verdade, infelizmente.
Sentimentos a toda a família.