Em janeiro de 2019 candidatura da Câmara Municipal para construção de um canil não foi contemplada, tendo na altura, a autarquia decidido avançar para a construção da obra e assumido o custo total da mesm. Porém a candidatura foi agora contemplada, de acordo com o Despacho n.º10285/2020 da Secretária de Estado do Orçamento e dos Secretários de Estado da Descentralização e da Administração Local e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, tendo sido atribuído um apoio de 50 mil euros.
A Câmara recorda que «o Canil Municipal é um projeto no valor de €259.850,00, acrescido de IVA e deverá estar concluído em breve, criando desta forma, condições condignas de alojamento dos animais abandonados no Município.
EDIFÍCIO
O edifício é constituído por três áreas distintas, edifício administrativo, zona para o canil (15 células) e gatil (4 células), ligados por uma pala e um pequeno corpo a poente, com jaulas de isolamento/sequestro e quarentena, num total de capacidade de cerca de 160 animais. O projeto prevê ainda um espaço de recreio.