Campanha de exterilização de animais em curso

 

Integrado no programa Vizela ProAnimal e no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, a Câmara Municipal de Vizela promove, de 23 de setembro até 23 de novembro, a Campanha de Esterilização de Animais de Companhia. Apesar das campanhas contra o abandono e dos incentivos à adoção de animais errantes do Abrigo Municipal de Vizela e da campanha em curso de Esterilização Solidária Gratuita, os custos associados aos atos médico veterinários, nomeadamente esterilização, podem inibir o recurso à prestação dos ditos cuidados e em último caso, inibir a cirurgia de esterilização pelos detentores.

"Assim, o Município de Vizela está sensível e pró-ativo nas questões do bem-estar animal, saúde animal e saúde pública, não estando alheio às dificuldades sentidas pela população, tendo preparado este programa adicional dirigido a todos os munícipes individuais e associações para controlo da população de canídeos e felídeos.

" Esta Campanha de Apoio à Esterilização pressupõe o reembolso financeiro a todos os munícipes, individuais e associações do concelho de Vizela que se candidatem e realizem ou tenham realizado esterilizações aos seus animais de companhia nos seus Centros de Atendimento Médico-Veterinários assistentes, entre o período de 23 de setembro a 23 de novembro de 2020, de acordo com o seguinte valor: 

 Gato macho: 15 euros Cão macho: 30 euros Gata: 35 euros Cadela: 55 euros 

 Documentos a juntar à candidatura: - Comprovativo de residência em Vizela; - DIAC do animal atualizado; - Declaração de esterilização emitida pelo MV executante com a data da esterilização; - Número de Identificação Bancária. A candidatura pode ser formulada no site www.cm-vizela.pt, balcão atendimento único e através do email vizelaproanimal@cm-vizela.pt. Esta medida vem no seguimento da reestruturação em curso do setor veterinário municipal, e da implementação do programa Vizela ProAnimal, um plano integrado para este setor que a Câmara Municipal se encontra a desenvolver no sentido de estruturar, dinamizar e dignificar as políticas municipais relativas aos animais errantes. O objetivo deste Executivo passa assim por colocar Vizela na primeira linha das autarquias no que toca às políticas municipais relativas aos animais errantes, em contraponto com o que acontecia até agora, em que se verificava uma total ausência de estratégia nesta matéria.

Partilhar