O Presidente da Câmara de Vizela apresentou ontem, mais uma vez, o seu protesto contra a forma como está a ser tratado o rio Vizela pela ETAR de Serzedo da Aguas do Norte que já recebeu também protestos de outras populações pelos maus cheiros e ruído.
Perante autarcas, jornalistas e público, a sessão que decorreu junto à sede do AMAS de Vizela, na margem esquerda do "tingido" rio Vizela (ver imagens), serviu para mais um alerta contra a poluição deste afluente do Ave (entra neste rio em Caniços) que desagua em Vila do Conde e para anunciar medidas enérgicas contra um sistema que parece esbarrar contra um muro de surdos pois o caso não é novo.
POSIÇÃO DA CÂMARA
«Desde que assumiu funções, o Executivo Municipal tem encetado todas as diligências e efetuado todos os esforços para assegurar a despoluição definitiva deste Rio que dá nome à cidade e ao concelho. Numa primeira fase, este Município esteve numa postura de boa-fé e colaboração com todas as entidades, tendo confiado nas promessas efetuadas pelas estruturas concentradas eETAR DE SERZEDO |
Nova queixa crime contra a Águas do Norte pelo crime de poluição;
Denuncia junto da Agência europeia de Ambiente e do Comissario Europeu do Ambiente, Oceanos e pescas;
Apelo ao boicote às próximas eleições presidenciais, salvo se, entretanto, for apresentada uma solução para a presente problemática».
NOTÍCIA RTP
NOTÍCIA DIÁRIO DO MINHO