Imagem de arquivo ddV |
Câmara, Proteção Civil, Bombeiros, GNR, Confraria de S. Bento em vistoria |
A reunião contou com a presença de todos os agentes envolvidos, Câmara Municipal de Vizela, Proteção Civil Municipal, Confraria de S. Bento das Peras, Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Vizela.
Na reunião foram analisadas as condições de segurança para os próximos dias 11 e 12 de julho, tendo a Confraria do São Bento apresentado todo o trabalho desenvolvido e todas as medidas que têm vindo a implementar, nomeadamente: a descida à cidade no carro dos Bombeiros Voluntários de Vizela e irá percorrer as freguesias do Concelho passando em todas as igrejas, sendo que a imagem não poderá ser acompanhada por nenhum veículo; definição de trajetos de circulação no recinto do santuário; sinalética informativa acerca do distanciamento social de segurança e do uso de máscara e a proibição de montagem de espaços de venda ambulante e de restauração e bebidas.
Assim, e no seguimento do comunicado emitido pela Confraria de S. Bento das Peras, a Câmara Municipal vem reforçar as medidas a implementar:
- Corte de trânsito na Rua de São Bento (lado de Vizela) para o Santuário;
- Corte de trânsito na Rua de São Bento (lado de Guimarães), junto à cripta;
- Corte de trânsito na Rua do São Bento das Peras (lado de Tagilde), para o Santuário;
- Criação de duas rotundas para melhor fluição do trânsito, controladas pela GNR, nos cruzamentos de acesso ao Santuário;
- Encerramento da ermida, parque de merendas, casas de banho, posto de vendas e miradouros;
- Colocação, ao longo do recinto, de dispensadores de gel desinfetante;
- Distribuição de máscaras;
- Não permitir a concentração de pessoas, nos vários espaços do recinto do Santuário.
O objetivo deste Plano é implementar as medidas e ações adequadas de prevenção e intervenção, a fim de assegurar a segurança necessária aconselhada pelas autoridades de saúde no âmbito do COVID-19, durante as festividades do São Bento das Peras.