Arquidiocese de Braga conta com 372 párocos para 551 paróquias.
De acordo com com D. Jorge Ortiga, atualmente a Arquidiocese de Braga conta com 372 sacerdotes, 340 deles a residir no território e 32 fora.
Existem ainda 7 sacerdotes provenientes de Angola e outros 15 de diversos Institutos Religiosos, que têm neste momento a seu cargo 35 paróquias bracarenses.
Em termos de média etária, a Arquidiocese tem 119 sacerdotes com menos de 50 anos, 140 entre 50 e 75 anos e 116 com mais de 75 anos. "A média etária em 2012 era 58,86 anos e hoje é de 65,31 anos”, descreve D. Jorge Ortiga.
O arcebispo diz, no entanto, que este não é o momento para “cair em alarmismos” ou em “clima de desmotivação”, mas sim para “buscar novas soluções”.
“Não poderemos continuar na lógica de ter um padre por cada paróquia. Existem várias hipóteses a ponderar e todos, de um modo sinodal, terão de aportar as suas reflexões, criando um clima de mudança e fazendo tudo com serenidade e sentido positivo”, defendeu.
“Também os sacerdotes não poderão continuar com esquemas tradicionais. Somos menos e as forças físicas diminuem. Teremos de, com alegria e dedicação, encontrar caminhos que não dependem apenas do Arcebispo e dos órgãos diocesanos”, acrescentou D. Jorge Ortiga.
55I PARÓQUIAS
A arquidiocese inclui o distrito de Braga e trinta paróquias no distrito do Porto, localizado ao norte do rio Ave, nos municípios de Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A sé do arcebispo é a cidade de Braga, onde fica a catedral de Santa Maria.
O território se estende por 2.832 km² e abrange 551 paróquias, agrupadas em 3 áreas pastorais e 14 arciprestados: Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Esposende, Fafe, Guimarães e Vizela, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila do Conde / Póvoa de Varzim, Vila Nova de Famalicão, Vila Verde.