Esta iniciativa vai, por um lado, ao encontro da estratégia definida no Plano Estratégico de Juventude de Vizela - Juventude em Ação, onde se objetiva a promoção de atividades que desenvolvam as competências dos jovens, e que lhes possibilite participar e interagir com a comunidade de forma criativa e contemporânea. Por outro lado, vai ao encontro da estratégia municipal de desenvolvimento de um sentido de identidade no território de Vizela, com impacto para além das fronteiras do Município.
O concurso destina-se a todas as pessoas entre os 14 e os 35 anos, residentes em Portugal, independentemente da sua nacionalidade.
O júri deste concurso é constituído por 3 elementos: uma pessoa nomeada pelo Conselho Municipal de Juventude de Vizela - António Magalhães, jovem vizelense Mestre na área audiovisual e amante da 7ª arte; uma pessoa da sociedade civil convidada pela organização - Diogo Lopes, ator profissional com uma carreira diversificada na televisão e no teatro; e em representação do Município de Vizela, Jorge Coelho, professor e consultor na área do Turismo.
Serão premiadas as três melhores curtas-metragens com os seguintes prémios: 1º prémio- 500 euros; 2º prémio- 300 euros; 3º prémio- 150 euros. Haverá lugar a atribuição de prémios de menção honrosa, caso a qualidade e a quantidade das curtas a concurso seja muito significativa.
Os interessados têm até 31 de agosto para enviar as suas curtas-metragens, e podem encontrar o formulário de inscrição e o regulamento do concurso em www.cm-vizela.pt/curtas-metragens.