Este importante 1º de Maio que no distrito de Braga foi assinalado pela CGTP no Largo do Toural, em Guimarães, tem de ser saudado e proclamado! A sua relevância é assinalável, num momento em que o país atravessa uma epidemia de atropelos aos direitos dos trabalhadores.
A coberto da emergência sanitária, no nosso distrito, são muitos os exemplos de trabalhadores forçados a assumirem férias, como nos casos da Leica, da Trofa Saúde, da Eftor ou da Edoo Portuguesa. São conhecidos casos de grandes empresas da região, como a Bosch e a Continental, com grandes lucros, com apoios do Estado, e que agora aproveitam a oportunidade e colocam os trabalhadores em “lay-off” para além de terem também feito despedimentos e suspensões de contratos de trabalho. A Segurança Social não pode ser usada para aumentar os lucros dos grandes grupos económicos. O que é preciso é garantir os direitos e condições de vida de todos quantos vivem do trabalho e cuja actividade é fundamental para recuperar a economia e desenvolver o país.
A Direção da Organização Regional de Braga do Partido Comunista Português sublinha a importância da luta organizada dos trabalhadores, através do seu movimento sindical unitário, para uma eficaz resistência a estes abusos, bem como a todos os outros que já anteriormente eram gritantes. A precariedade dos contratos de trabalho, desregulação dos horários de trabalho, os baixos salários, o aumento da exploração, tornam ainda mais justa e importante esta celebração dos 130 anos do Dia Internacional do Trabalhado.
Gabinete de Imprensa da DORB
1º de Maio de 2020