Jornais online destacam subida do FC Vizela à II Liga

O Jornal de Notícias escreve: "O Vizela considera, este sábado, que "foi feita justiça" com a indicação, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da equipa minhota e do Arouca para subirem à LigaPro, após a interrupção do Campeonato de Portugal devido à covid-19.

DIOGO GODINHO, PRESIDENTE DA SAD DO FUTEBOL CLUBE DE VIZELA

"Confesso que foram tempos stressantes estas últimas semanas, mas foi feita justiça. Aguardávamos há algum tempo esta decisão, porque não há havia outra forma. Quero dar também os parabéns à Federação", disse o líder da SAD vizelense à agência Lusa.

Para Diogo Godinho, na impossibilidade de utilizar o 'play-off' para indicar as equipas, como este sábado explicou a FPF e como o dirigente já esperava, teria de ser pelo outro critério, o do mérito desportivo.

"Bastava ler o comunicado [da FPF] de há cerca de um mês para perceber que não iam realizar-se mais jogos, pelo que foi reconhecido o mérito desportivo do Vizela e do Arouca", disse, lembrando que foram as equipas com mais pontos de todas a séries à data de interrupção do Campeonato de Portugal.

O Vizela liderava então a série A, com 60 pontos, e o Arouca era primeiro da série B, com 58.

Os vizelenses querem agora consolidar a equipa na LigaPro e, "a médio prazo", apostar na subida ao principal escalão do futebol nacional.

"A LigaPro é muito competitiva e queremos dar um passo de cada vez, até porque são conhecidos os casos de clubes que subiram a esse campeonato e desceram logo de seguida. Somos ambiciosos, queremos atingir a Liga, mas a médio prazo", afirmou Diogo Godinho, que disse ainda não acreditar "que haja recursos de outros clubes porque não há fundamento para isso". JN

través de comunicados oficiais, Arouca e Vizela reagiram à decisão da Federação Portuguesa de Futebol em inidicar estes dois clubes para serem promovidos do Campeonato Portugal à Liga 2 na próxima temporada. Na altura da interrupção das quatro séries, Arouca e Vizela lideravam, respetivamente, as séries A e B, com pontuações superiores a Olhanense (D) e Praiense (C).



Comunicado do Arouca:

«1. Antes de mais, não podemos deixar de enaltecer a atitude honrosa e digna da Federação Portuguesa de Futebol, na pessoa do seu Presidente, que honrou o seu compromisso em indicar dois clubes à II Liga.

2. Apesar de preferirmos que o campeonato tivesse findado, sempre afirmámos que o esforço e dedicação dos que mais correram e trabalharam tinha de vencer. E venceu mesmo!

3. É assim com regozijo e alegria que tomámos conhecimento da decisão.

4. Este é o momento há muito tempo esperado por todos os Arouquenses!

5. Agradecemos a todos os que nos apoiaram no nosso caminho: jogadores, equipa técnica, administradores, colaboradores, patrocinadores e, naturalmente, os incansáveis adeptos.

6. Uma palavra especial ao Presidente do FC Arouca que, apesar de todas as dificuldades, nunca nos abandonou e sempre acreditou ser possível voltar a competir nas competições profissionais!

7. Por último, uma palavra a todos os agentes desportivos dos outros clubes que não atingiram a sua meta. Desejamos a todos as maiores felicidades e que nunca desistam dos seus objetivos desportivos.

8. Hoje, é um dia de alegria e festa para todos os Arouquenses. Viva Arouca e o Futebol Clube de Arouca!»



Comunicado do Vizela:

«Caros Vizelenses, a Federação Portuguesa de Futebol emitiu há minutos o seu Comunicado Oficial número 438 em que determina a indicação do Futebol Clube de Vizela para ascender à Segunda Liga!

É certo que prefeririamos subir no relvado e festejarmos todos juntos nas ruas de Vizela, mas temos a certeza de que esta subida é inteiramente merecida e já teria acontecido há dois anos se o modelo competitivo do Campeonato de Portugal fosse mais justo!

Parabéns a todos os Vizelenses! Viva o Vizela!» JORNAL A BOLA


FPF comunicou a decisão neste sábado. Vizela e Arouca são os clubes indicados para a subida à II Liga.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai indicar o Vizela e o Arouca para a subida à II Liga. Sem autorização para que o campeonato fosse retomado e na impossibilidade de disputar o playoff de acesso à segunda divisão, o organismo contou para efeitos de subida os dois clubes que lideravam as respetivas séries e que tinham mais pontos conquistados à data da paragem.
"A Direção da FPF reconhece o mérito desportivo e indicará, de entre os líderes das séries à data em que a prova foi dada por concluída, os dois clubes com maior número de pontos. Na época 2019/20 serão indicados para ascender à II Liga o Futebol Clube de Vizela, Futebol SAD (Série A) e o Futebol Clube de Arouca, Futebol SDUQ LDA (Série B)", pode ler-se no comunicado divulgado este sábado.

RECORD

Diogo Godinho: «Vizela estava em primeiro lugar há dois anos e meio»
Presidente da SAD elogiou decisão da FPF e garantiu que a subida foi a solução mais justa

Diogo Godinho, presidente da SAD do Vizela, não escondeu a satisfação pela subida de divisão decretada pela FPF em virtude da pandemia da covid-19 que acabou por colocar um ponto final no Campeonato de Portugal e elogiou a decisão do organismo português.

"Estou muito feliz porque fez-se justiça ao trabalho que vínhamos a desenvolver há dois anos e meio, porque há dois anos e meio que o Vizela estava em primeiro lugar no campeonato, mas acabou por ser sempre prejudicado pelo modelo competitivo", desabafou o dirigente, confidenciando que "estava a aguardar pela decisão": "Era a solução mais justa pelo desempenho das equipas. Parabéns à FPF pela forma como soube gerir um processo que não é fácil, mas fê-lo com excelência".
Treinador apalavrado

Com a subida à 2ª Liga muito perto de ser oficializada, Diogo Godinho admitiu a elevada probabilidade de o treinador Álvaro Pacheco permanecer no cargo para a próxima época.

"Valeu a espera e o investimento que realizámos nos últimos anos porque finalmente chegamos à posição que o Vizela merece. Agora é tempo de celebrar e começar a preparação da próxima época e há um bom caminho para um princípio de entendimento que resulte na continuidade do Álvaro Pacheco", referiu o presidente.



Partilhar