As perguntas dirigidas à Ministra da Saúde e ao Ministro de Estado da Economia e da Transição, através da Assembleia da República, visam saber “para quando está prevista reabertura e o funcionamento dos estabelecimentos termais”.
Igualmente, pretende saber-se se “está elaborado algum quadro normativo para essa reabertura e funcionamento devidamente validado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sob proposta conjunta da Associação Termas de Portugal, da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia e pela Ordem dos Médicos”.
A preocupação dos Socialistas prende-se com o facto de não podermos ignorar o papel e o impacto que a atividade termal tem no desenvolvimento regional, no turismo de saúde e bem estar e na coesão territorial.
No caso particular de Vizela, a reabertura das Termas é essencial pois trata-se do produto turístico âncora do nosso concelho, associada ao contributo económico que tal representa e à necessária valorização histórica e patrimonial de "Caldas de Vizela - Rainha das Termas de Portugal".
Não podemos igualmente ser alheios ao facto de do encerramento das Termas e do Hotel
Bienestar representar custos diretos para a Câmara Municipal por ser concessionária dos
referidos equipamentos e de ter de pagar a respetiva renda anual à Companhia dos Banhos
de Vizela S.A.
Vizela, 25 de maio de 2020
A Concelhia de Vizela do PS