1992 - É benzida pelo arcebispo de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, a nova casa paroquial de S. Miguel das Caldas sendo pároco o P. Constantino Matos de Sá.
1852 - Vizela, toda engalanada, aguardava a visita da Rainha de Portugal D. Maria II, em Guimarães desde 15 de maio. A chegada a Vizela estava prevista para as 7 horas. Os vizelenses iam pedir à Monarca a criação do concelho de Vizela. Manobras de bastidores desviaram a rainha de Vizela e os vizelenses ficaram tristes.
1904 - Um grande incêndio destrói a sede e instrumentos da Philarmónica Vizellense de Joaquim Mendes Caldas (bisavô de Manuel Marques do ddV). Esta banda atuou em inúmeras festas e romarias e aos domingos à tarde no coreto do Parque das Termas.
1963 - É requerida a instalação de uma Bomba de Gasolina no passeio da rua Dr. Alfredo Pinto em confrontação com o jardim D. Maria do Resgate Salazar (mãe de Salazar, mais tarde o jardim recebeu o nome de Humberto Delgado e depois Manuel Faria). A licença foi concedida e o posto de abastecimento funcionou até Vizela ser concelho. Surgiu uma Lei que impedia postos de combustível em cima de passeios e foi removido. O seu último proprietário foi António Gomes de Vizela.
1992 - Ricardo Oliveira entra na segunda parte do jogo Porto-Vitória de Guimarães, no Estádio das Antas, em partida de consagração de campeão nacional 1991/92 do FC Porto lançado pelo treinador Artur Jorge. Ricardo Oliveira foi (e é ainda) o primeiro vizelense, assim, a fazer parte duma equipa campeã nacional da I Divisão. No tempo que esteve em campo jogou ao lado de Vítor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Aloísio, Paulo Pereira, Rui Filipe (f), Semedo, Jorge Couto, Domingos e Kostadinov. Substituiu Tozé.
2008 - Juvenis do FC Vizela regressam ao Nacional.
2012 - Abre na Praça da República a 2ª Feira de Qualificação de Vizela (Educação, Formação e Emprego) promovida pela Câmara Municipal em colaboração com a Escola dos Enxertos.
2014 - É fundado em S. Miguel um Núcleo de Antigos Escuteiros. É o Núcleo 58. Com Sede na Casa das Colectividades de Vizela. O vídeo mostra um acampamento nacional da FNA em Vizela.
2015 - O S. Paio de Vizela é campeão da Distrital da 1ª Divisão Serie C da Associação de Futebol (AF) de Braga e sobe à Divisão de Honra.
2020 - Último domingo com os restaurantes e cafés encerrados devido à pandemia covid-19.«Vamos reabrir o nosso espaço a 19/05/2020 com todas as normas e orientações estabelecidas pela Direção Geral de Saúde. Esperamos por si cliente e amigos com a compreensão das normas da Direção Geral de Saúde. Vamos todos cumprir. Até lá fiquem Bem» - escreveu o Café Universal e muitos outros. No total, o novo coronavírus matou até esta data 1.218 pessoas no país, sendo uma do concelho de Vizela.
- Jaime Braga, Chefe do CNE de S. Miguel e director da As. Dadores Benévolos de Sangue.
1964 - Manuel Mendes Vieira, ex autarca em Santa Maria de Infias (Vizelplantas)
1960 - Augusto Guimarães, Polopique; co-fundador e cooperante da Rádio Vizela.
- Paula Marques, escritora.
1951 - Fadista Manuel Pereira (Barateiro) .
-------------------------------------------------------------------------------------
HISTÓRIA
1852 - Retiraram-se de Guimarães em direcção a Stº Tirso, a rainha D. Maria II de Portugal, D. Fernando, o Príncipe Real D. Pedro V e o infante D. Luís. Os Vizelenses esperavam ter a honra de receber a visita dos membros, por petição que para isso fizeram, a fim de ter ocasião de lhes entregar duas representações, uma em que pediam que elevasse Vizela a Vila e outra a Concelho, com freguesias de Guimarães, Barrosas e Negrelos. Mas tiveram o desgosto de a visita não se realizar.
FALECERAM NESTA DATA
2005 - Albina Domingas Ribeiro Barbosa (S.Miguel)
2006 - Aníbal Ribeiro Natário (S.Miguel)
2010 - Maria da Encarnação (S. João)
2013 - Maria Conceição Araújo (S. Miguel)
2022 - Alexandra Sousa Monteiro (S. Miguel)
2022 - Rosa Jesus Teixeira Freire (S. João)
2023 - Prof. Fernando Pacheco (Madeira)
2024 - Deolinda Isabel Pereira Fernandes (Suíça)
2024 - António da Silva Ferreira (S.Eulália)
----------
Eventos históricos
- 1395 — Batalha de Rovine: os valáquios derrotam um exército otomano invasor.
- 1809 — Imperador Napoleão I ordena a anexação dos Estados Papais ao Império Francês.
- 1814
- Ocupação estrangeira do Mônaco muda da francesa para a austríaca.
- Constituição da Noruega é assinada e o Príncipe da Coroa Cristiano Frederico da Dinamarca é eleito Rei da Noruega pela Assembleia Constituinte da Noruega.
- 1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone.
- 1863 — Rosalía de Castro publica Cantares Gallegos, o primeiro livro em língua galega.
- 1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (mais tarde União Internacional de Telecomunicações).
- 1869 — Forças imperiais japonesas derrotam os remanescentes do xogunato Tokugawa na Batalha de Hakodate para acabar com a Guerra Boshin.
- 1914 — Assinatura do Protocolo de Corfu, reconhecendo a plena autonomia do Epiro do Norte sob soberania albanesa nominal.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: começam os Ataques Dam Busters pelo Esquadrão N.º 617 da RAF.
- 1967 — Guerra dos Seis Dias: o presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, exige o desmantelamento da Força de Emergência das Nações Unidas para manutenção da paz no Egito.
- 1969 — Programa Venera: o soviético Venera 6 inicia sua descida à atmosfera de Vênus, enviando dados atmosféricos antes de ser esmagado pela pressão.
- 1980
- General Chun Doo-hwan, da Coreia do Sul, assume o controle do governo e declara a lei marcial para suprimir as manifestações estudantis.
- Na véspera das eleições presidenciais, o grupo guerrilheiro maoista Sendero Luminoso ataca um local de votação em Chuschi (uma cidade em Ayacucho), iniciando o conflito armado no Peru.
- 1983 — Líbano, Israel e os Estados Unidos assinam um acordo sobre a retirada israelense do Líbano.
- 1990 — A Assembleia Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) retira a homossexualidade da lista de doenças psiquiátricas.
- 1997 — Tropas de Laurent-Désiré Kabila entram em Kinshasa. O Zaire é oficialmente renomeado República Democrática do Congo.
- 2006 — O porta-aviões USS Oriskany é afundado no Golfo do México para se tornar um recife artificial.
- 2009 — Após 25 anos de guerra civil, o grupo separatista Tigres de Liberação do Tamil Eelam anuncia a rendição ao governo do Sri Lanka.