1881 - O jornal Formigueiro (de Guimarães) escreve sobre a inauguração do Hotel Frankfurt (na rua da Estrada Nova, hoje rua Dr. Abílio Torres) de Vizela. Nesta altura havia outros hotéis com este nome em Braga, Porto e Lisboa.
1852 - Vizelenses aguardam a passagem da rainha D. Maria por Vizela. A monarca estava de visita ao Norte do País mas a sua vinda a Vizela não se concretizou para tristeza dos vizelenses. Em Guimarães estava prevista a sua presença a 17 de maio, mas para evitar a deslocação a Vizela os opositores vizelenses conseguiram alterar a data da visita. Em Vizela ainda hoje existe a Rua da Rainha por onde a monarca passaria. Ler mais aqui
1895 - É alterado o nome da Travessa de São João para rua de JOAQUIM PINTO.
JOAQUIM PINTO, era natural de São Pedro da Raimonda, pessoa com muitas posses e viu em Vizela com as Termas uma oportunidade de investir. Comprou terrenos que eram pertença do Paçal de São João, sendo o único proprietário destes terrenos construindo todas as habitações nessa Travessa de São João. Doou o terreno para a construção da Escola Joaquim Pinto, inaugurada em 1888. Ao seu filho também se deve a construção do Hotel Sul Americano,que foi construído no lugar de Vila Maria, era um aglomerado de casas que foram destruídas para construir o Hotel.
A alteração do nome da rua foi deliberada pela Comissão Municipal de Guimarães, na Sessão de 15 de Maio de 1895 e registada no livro de sessões), ( cota: 10 - 16 - 9 - 20).
1950 - Os órgãos sociais do Futebol Clube de Vizela (Pres. Assembleia - José Luís de Almeida; Pres. Direção, José Pinto Ribeiro e Pres. do Conselho Fiscal, Amaro Pereira de Sousa) são reconduzidos por falta de outras listas.
1955 - A Sociedade Columbófila Vizelense é fundada por Artur da Silva Ferreira (pai do ex-Presidente da Câmara
Municipal de Vizela, Francisco Ferreira). José Luís de Almeida é o seu primeiro presidente.
1971 - Tudo a postos para a construção do Ciclo de Vizela que adotou o nome de Escola Preparatória Dr. Pereira Caldas. Embora a sua construção viesse a ser em material pré-fabricado, só cerca de 40 anos depois é que lhe foi dado o fim que nesta notícia foi anunciado.
1982 - Notícias de Vizela narra a tristeza dos vizelenses depois de mais uma vez ludibriados na assembleia da República (no dia 11 de maio).
1985 - É aprovada no Parlamento a Lei-142/85, Lei-Quadro de Criação de Municípios na qual é introduzido, por proposta do PSD, o ponto 4º, alínea A, no seu artigo 14º, determinando que a criação de Municípios só poderia efetivar-se após a criação das Regiões Administrativas. Mais uma machadada nas pretensões dos vizelenses. No dia seguinte Vizela voltou a sair à rua para protestar.
1986 - Tumultos na Assembleia da República após mais uma reprovação do projeto de elevação de Vizela a concelho. Liberdade de voto no PRD permitiu a anarquia neste partido e Vizela pagou as favas. Vizelenses demonstraram a sua revolta e terão agredido os deputados do PSD, Vargas Bulcão e Henrique Barradas. Vargas Bulcão apareceu na TV com o nariz coberto por um enorme penso no nariz. O jornalista perguntou-lhe se ele provocou os vizelenses e a sua resposta foi evasiva.
Os vizelenses assistiam à discussão e votação de quatro projetos de lei para a criação do Município de Vizela do PS, do PCP dos Deputados Independentes na bancada socialista, Gonçalo Ribeiro Teles e António Lopes Cardoso.
1997 - Manuel Fontão Machado passa ao Quadro de Honra da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Era bombeiro de 1975.
2011 - José Sócrates, candidato a Primeiro Ministro nas eleições de 2012, é recebido em Vizela por numerosa multidão durante a campanha eleitoral.
2016 - FC Vizela venceu em Anadia por 2-3 e sobe à Segunda Liga. Cerca de 1.500 adeptos acompanharam a equipa e fizeram festa no estádio do Anadia e no jardim Manuel Faria.
2019 - Hélder Magalhães é eleito presidente da Associação Avicella.
ANIVERSÁRIOS
1984 - Célia Peixoto (secretária da União Freguesias Tagilde-S. Paio)
- Rosa Madureira Campelos (viúva de Manuel Campelos ambos já falecidos).
- Armando Silva (Fábrica de móveis Linha Reta)
- Ricardo Martins, ex-deputado municipal de Vizela
1977 - Hélder Costa (Músico dos 4 Mens)
1954 - Dino Costa (Farmácia S. Miguel)
- Huginho, jogador do CCR de Montesinhos em 2017-2018.
-----------------------------------
NESTA DATA FALECEU
2001 - Maria Alice de Almeida (S.Miguel)
2005 - Armando Gomes Dias (S.Miguel)
2008 - Joaquim Alves da Silva (Tagilde)
2009 - Maria de Lurdes Pinto de Almeida (S.Miguel)
2022 - António Fernando Machado Carvalho (S.Eulália)
2022 - Fernanda da Costa (S. João)
2022 - João Paulo Freitas Ribeiro (S.Adrião)
Eventos históricos
- 221 — Liu Bei, senhor da guerra chinês, proclama-se imperador de Shu Han, o sucessor da Dinastia Han.
- 392 — Imperador Valentiniano II é assassinado enquanto avançava sobre a Gália contra o usurpador franco Arbogasto. Ele é encontrado enforcado em sua residência em Vienne.
- 589 — Casamento do rei Autário com Teodolinda, filha do duque bávaro Garibaldo I. Católica, ela tem grande influência entre a nobreza lombarda.
- 908 — Constantino VII, de três anos de idade, filho do imperador Leão VI, o Sábio, é coroado coimperador do Império Bizantino pelo Patriarca Eutímio I em Constantinopla.
- 1252 — Papa Inocêncio IV emite a bula pontifícia ad extirpanda, que autoriza, mas também limita, a tortura de hereges na Inquisição medieval.
- 1525 — Camponeses insurgentes liderados pelo pastor anabatista Thomas Müntzer são derrotados na Batalha de Frankenhausen, pondo fim à Guerra dos Camponeses Alemães no Sacro Império Romano-Germânico.
- 1618 — Johannes Kepler confirma sua descoberta anteriormente rejeitada da terceira lei do movimento planetário (ele a descobriu pela primeira vez em 8 de março, mas logo rejeitou a ideia depois que alguns cálculos iniciais foram feitos).
- 1648 — Assinado o Tratado de Vestfália.
- 1792 — Guerra da Primeira Coalizão: a França declara guerra ao Reino da Sardenha.
- 1796 — Guerra da Primeira Coalizão: Napoleão Bonaparte entra em triunfo em Milão.
- 1848 — A servidão é abolida na Galícia dos Habsburgos, como resultado das revoluções de 1848. O restante da monarquia seguiu no final do ano.
- 1849 — Tropas das Duas Sicílias tomam Palermo e esmagam o governo republicano da Sicília.
- 1850 — Ratificado o Tratado Arana–Southern, terminando com "as diferenças existentes" entre Grã-Bretanha e Argentina.
- 1858 — Inauguração da atual Royal Opera House em Covent Garden, Londres.
- 1891 — Papa Leão XIII defende os direitos dos trabalhadores e os direitos de propriedade na encíclica Rerum Novarum, o início da moderna Doutrina Social da Igreja.
- 1919 — Ocupação grega de Esmirna: durante a ocupação, o exército grego mata ou fere 350 turcos; os responsáveis são punidos pelo comandante grego Aristides Stergiades.
- 1932 — Em uma tentativa de golpe de Estado, o primeiro-ministro do Japão Inukai Tsuyoshi é assassinado.
- 1933 — Todas as organizações de aviação militar dentro ou sob o controle do Ministério da Aviação do Reich são oficialmente fundidas de forma a encoberta, a formação do braço aéreo militar da Wehrmacht, a Luftwaffe.
- 1934 — Kārlis Ulmanis estabelece um governo autoritário na Letônia.
- 1943 — Joseph Stalin dissolve o Comintern (ou Terceira Internacional).
- 1948 — Após a expiração do Mandato Britânico da Palestina, o Reino do Egito, a Transjordânia, o Líbano, a Síria, o Iraque e a Arábia Saudita invadem Israel, iniciando a Guerra árabe-israelense de 1948.
- 1957 — Na ilha Malden, no Oceano Pacífico, a Grã-Bretanha testa sua primeira bomba de hidrogênio na Operação Grapple.
- 1958 — A União Soviética lança o Sputnik III.
- 1960 — A União Soviética lança o Sputnik IV.
- 1963 — Projeto Mercury: lançamento da missão final do Mercury, Mercury-Atlas 9 com o astronauta Gordon Cooper a bordo. Ele se torna o primeiro americano a passar mais de um dia no espaço, e o último americano a ir para o espaço sozinho.
- 1974 — Massacre do liceu de Maalot: membros da Frente Democrática para a Libertação da Palestina atacam e fazem reféns em uma escola israelense; um total de 31 pessoas são mortas, incluindo 22 crianças em idade escolar.
- 1987 — União Soviética lança o protótipo de plataforma orbital de armas Polyus, mas ele não consegue alcançar a órbita.
- 1988 — Guerra do Afeganistão: depois de mais de oito anos de combates, o exército soviético começa a retirar 115.000 soldados do Afeganistão.