Conde Vizela foi um título honroso criado pelo Rei D. Carlos I


Algumas pessoas quando se deslocam ao Porto, Vila das Aves, etc. e se depararam com o nome de Conde Vizela em avenidas e ruas perguntam de onde vem esta designação.
Conde Vizela foi um título nobiliárquico criado por D. Carlos I de Portugal, por Decreto de 22 de Dezembro de 1900, em favor de Diogo José Cabral.
O 2º Conde Vizela mandou construir a Casa de Serralves no Porto.
Rei D. Carlos I era grande amigo de Vizela que terá visitado.

Foram titulares do honroso título Conde de Vizela: Diogo José Cabral, 1.º Conde de Vizela.
Após a Implantação da República Portuguesa, e com o fim do sistema nobiliárquico, usou o título: Carlos Alberto Cabral, 2.º Conde de Vizela.
Na Vila das Aves e na cidade do Porto (cod.postal 4050-639...perto da famosa Livraria Lello) há uma avenida e uma rua respectivamente com o nome de "Conde de Vizela".
A rua Conde Vizela no Porto antes chamava-se rua do Correio.
O industrial DIOGO JOSÉ CABRAL (1864-1923), 1º conde de Vizela foi o promotor e proprietário do grande bloco de casas entre esta rua e a de Cândido dos Reis (risco do arquitecto Marques da Silva).O segundo conde de Vizela (Carlos Alberto Cabral) é a quem se ficou a dever a Casa de Serralves (também da autoria de Marques da Silva).

Fotos Retratos de Portugal




REI D. CARLOS I
Carlos I (Lisboa, 28 de setembro de 1863 – Lisboa, 1 de fevereiro de 1908) foi o Rei de Portugal e Algarves de 1889 até ao seu assassinato.
Era filho do rei Luís I de Portugal e sua esposa a princesa Maria Pia de Saboia.

BOMBEIROS DE VIZELA
A Real Associação de Bombeiros Voluntários de Vizela passou a ostentar o título de Real, em 10 de junho de 1905, atribuída em Lisboa por carta régia, pelo Rei D. Carlos I, que concedeu a mercê e privilégio de Real à corporação Vizelense passando esta, doravante, a designar-se por Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela..



Partilhar