SEC. XVIII - DEUS BORMÂNICO - Em Vizela, foram encontradas até hoje duas lápides com inscrições ao Deus Bomânico, o deus da água. A primeira apareceu em finais do séc. XVIII, no sítio da Lameira, a segunda em 1841 junto ao Banho do Médico. Tanto uma como a outra estão actualmente guardadas no Museu Martins Sarmento, em Guimarães.
A primeira dessas inscrições parece ter sido parte integrante de um monumento. Gravada num monólito de granito, aparelhado de forma tosca, mede cerca de metro e meio de altura.
A dedicatória a Bormânico diz o seguinte: C(aius) Pompeius, Gal(eria), Caturonis f(ilius), Mat(ugenus), Uxamensis, deo BORMANICO v(otum) s(olvit) m(erito). Quisquis honorem agitas, ita te tua gloria servet, Praecipias puero ne linat hunc lapidem.
Quanto à segunda inscrição, pessoas diferentes mas os mesmos objectivos na humilde prece ao deus da água: Medamus, Camali (filius), BORMANICO v(otum) s(olvit) l(ibens) m(erito).
Para além destas duas inscrições existem outras mais de igual importância que são:
1. Lápide com inscrição, proveniente de Vizela, de local não identificado e referida por Pereira Caldas em Notícia arqueológica das Caldas de Vizela;
2. Inscrição encontrada por Martins de Sarmento, em 1844, num local de Vizela não identificado;
3. Inscrição polítea, actualmente perdida, tendo sido descoberta no século XVIII por Mascarenhas Neto, embutida nas paredes de uma casa do lugar de Sobrado, na freguesia de S. Miguel;
4. Inscrição de Aldão, assim conhecida mas proveniente de Vizela, e encontrada pouco depois do ano de 1600, no sítio da Lameira, actual Praça da República.
1980 - O Hospital de Vizela recebe os doentes do Hospital de Guimarães por este se encontrar em obras. Até aí o Hospital de Vizela esteve devoluto
2002 - Câmara de Vizela compra em hasta pública terrenos das Sedas Vizela onde mais tarde construiu o mercado e o recinto da feira entre outros imóveis.
2015 - Sob a gestão do Grupo de Jovens de Infias, abre naquela freguesia a Loja Social de recolha e distribuição de vestuário, calçado e outros produtos pelos mais carenciados.
2018 - João Ilídio Costa renuncia ao mandato de vereador municipal pelo Partido Socialista de Vizela seis meses depois das eleições autárquicas 2017 onde foi cabeça de lista pelo PS na qualidade de independente.
2022 - Câmara de Vizela aprova por unanimidade a alteração dos nomes da Escola e Agrupamento de Infias para "S. Bento, Vizela". Ler aqui
2022 - São aprovados em reunião municipal o nome das sete pessoas a homenagear no aniversário do Concelho. Ler aqui
FALECEU NESTA DATA
2011 - Justino da Rocha (Santa Eulália)
2010 - Henrique Marques (Escola C. Vizelense)
2013 - Maria Leonor de Jesus Vaz (Regilde)
2019 - Apolino Carneiro (Infias)
2020 - Luís Gonzaga Ribeiro (S. Miguel)
2021 - Ana da Silva Ferreira (S. Miguel)
2021 - António Fernandes de Sá (S. Miguel)
2022 - Domingos Silva Ferreira (S. João)
2022 - Maria Glória Vaz Couto (S. Miguel)
2023 - Mário Pereira (S.Miguel)
2023 - Joaquim Pereira Faria (Gémeos)
2006 - Francisco Silva Ferreira (S. Miguel)
NACIONAL E INTERNACIONAL
Eventos históricos
- 1010 — Ferdusi conclui seu poema épico Épica dos Reis.
- 1126 — Afonso VII é proclamado rei de Castela e Leão, depois da morte de sua mãe Urraca.
- 1618 — Johannes Kepler formula a terceira lei do movimento planetário.
- 1658 — Tratado de Roskilde: depois de uma derrota devastadora nas Guerras do Norte (1655–1661), Frederico III, rei da Dinamarca-Noruega é forçado a ceder quase metade do seu território à Suécia para salvaguardar o restante.
- 1669 — O vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália, causa a morte de mais de vinte mil pessoas. A erupção destruiu a cidade de Catânia.
- 1694 — É fundada a Casa da Moeda do Brasil.
- 1702 — Ana Stuart, irmã de Maria II, torna-se Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
- 1722 — O Império Safávida do Irão é derrotado por um exército do Afeganistão na Batalha de Gulnabade, fazendo com que o Irão caísse em anarquia.
- 1736 — Nader Xá, fundador do Império Afexárida, é coroado Xá do Irão.
- 1808 — A família real portuguesa e a sua corte desembarcam no Rio de Janeiro, vindas de Lisboa.
- 1817 — É fundada a Bolsa de Valores de Nova Iorque.
- 1844 — O rei Óscar I sobe ao trono da Suécia e Noruega.
- 1862 — Guerra de Secessão: início da Batalha Naval de Hampton Roads.
- 1884 — Susan B. Anthony, perante os membros do Comité de Justiça da Câmara dos Representantes, solicita que seja feita uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que garanta às mulheres o direito ao voto.
- 1910 — A aviadora francesa Raymonde de Laroche torna-se a primeira mulher a receber uma licença de piloto.
- 1911 — Primeiro protesto a favor do voto feminino.
- 1917 — Protestos do Dia Internacional da Mulher em São Petersburgo marcam o início da Revolução de Fevereiro (assim chamada porque era fevereiro no calendário juliano).
- 1918
- Ocorre o primeiro caso de gripe espanhola, o começo de uma devastadora pandemia.
- Guerra civil finlandesa: início da Batalha de Tampere entre as forças vermelha e branca.
- 1920
- Fundação do Reino Árabe da Síria, o primeiro Estado árabe moderno a entrar em existência.
- É nomeado em Portugal o 24.º governo republicano, chefiado pelo presidente do Ministério António Maria Baptista.
- 1921 — O presidente do governo espanhol, Eduardo Dato, é assassinado quando saía do edifício do parlamento em Madrid.
- 1937 — Guerra Civil Espanhola: início da Batalha de Guadalajara.
- 1942
- Segunda Guerra Mundial: Os neerlandeses rendem-se às forças japonesas na ilha de Java.
- Segunda Guerra Mundial: Rangum na Birmânia é conquistada pelos japoneses.
- 1943 — Segunda Guerra Mundial: As tropas japonesas contra-atacam as forças dos Estados Unidos na "Colina 700" em Bougainville, Papua-Nova Guiné, numa batalha que duraria cinco dias.
- 1947 — Treze mil soldados do Exército da República da China desembarcam em Taiwan devido os Incidentes de 28 de fevereiro e dão início à repressão que mataria milhares de pessoas, incluindo muitos das elites. Isso dá origem ao movimento pela independência de Taiwan.
- 1950 — A União Soviética anuncia a existência de sua bomba atómica.
- 1957 — O Egito reabre o Canal de Suez após a Crise de Suez.
- 1963 — O Partido Baath chega ao poder na Síria através de um golpe de Estado comandado por alguns oficiais do Exército sírio que se auto-denominam Conselho Nacional do Comando Revolucionário.
- 1965 — Guerra do Vietname: 3500 fuzileiros navais americanos chegam ao Vietname do Sul, sendo as primeiras tropas de combate americanas no Vietname.
- 1966 — Guerra do Vietname: A Austrália anuncia que irá aumentar substancialmente o número de suas tropas no Vietname.
- 1971 — Guerra Colonial Portuguesa: A Acção Revolucionária Armada, vinculada ao Partido Comunista Português, ataca a Base Aérea de Tancos.
- 1974 — É inaugurado o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, França.
- 1983 — O presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan, quando discursava na Associação Nacional de Evangélicos, chama a União Soviética de "império do mal".
- 2000 — Os Correios do Brasil lançam um selo em homenagem às mulheres pioneiras da aviação no país: Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.
- 2010 — Sismo de Elazığ de 2010, no centro-leste da Turquia, provoca pelo menos 57 mortos.
- 2014 — Voo Malaysia Airlines 370 desaparece na rota de Kuala Lumpur para Pequim. Acredita-se que a aeronave caiu no Oceano Índico, na costa da Austrália, com a perda de todas as 239 pessoas a bordo.
- 2017 — Janela Azul, um arco natural na ilha maltesa de Gozo, desmorona em meio a tempestades.