1884 - É aprovada a construção do Parque das Termas.
1977 - É formada a primeira Associação de Pais da Escola Preparatória Dr. Pereira Caldas (Ciclo).
1989 - Jerónimo Joaquim Ferreira toma posse como Presidente da direção da Sociedade Filarmónica Vizelense. José Ribeiro Ferreira na AG e Carlos Teixeira no CF.
1998 - Assembleia Municipal de Guimarães reúne de emergência onde elabora uma Moção de Censura à criação do Concelho de Vizela para enviar à Assembleia da República. PS, CDS e PSD votam a favor. CDU vota contra.
1998 - Na vila de Vizela organizam-se as inúmeras excursões com partida para Lisboa para os vizelenses assistirem na Assembleia da República à votação do concelho de Vizela.
1999 - Grupo de Fados de Coimbra, dos quais faz parte o vizelense eng. Adelino Campante e o deputado do PPM António Moniz, verdadeiros apoiantes da criação do concelho de Vizela, atua em Vizela numa saudação ao novo concelho.
2005 - A Dra Maria José Pacheco lança o livro "Das Margens do Vizela" com prefácio do presidente da Assembleia da República, Dr. Almeida Santos. O livro de 474 páginas contém os textos da historiadora vizelense publicados na Imprensa.
2006 - Roberto Leal actua nas comemorações dos oito anos do Município de Vizela, debaixo de forte temporal.
2007 - "Quatro Cantos", composto pelos fadistas José da Câmara, Teresa Tapadas, Maria Armanda e António Pinto Basto apresentam noite de fado no espaço multiusos no decurso dos nove anos do concelho de Vizela.
2008 - São distribuídas bandeiras de Vizela pelas casas vizelenses nas comemorações dos 10 anos da criação do Concelho de Vizela. É presidente Francisco Ferreira. Fadista Ana Moura é cabeça do cartaz festivo.
2018 - Fadista Ana Moura atua nas comemorações dos 20 anos do Concelho de Vizela. São distribuídas milhares de bandeiras pelas casas. É presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado. A fadista Ana Moura abrilhanta a noite com atuação no jardim.
2017 - A obra “Joaquim da Costa Chicória, Vida e Obra, estudo preliminar” é apresentada no auditório do Centro Pastoral de S. Miguel pelo seu autor Joaquim Ribeiro. O momento integrou a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Banda Sinfónica da GNR nesta apresentação do primeiro livro do clarinetista vizelense, premiado já em várias ocasiões, e cuja apresentação contou ainda com versão para Orquestra de Câmara dos “Murmúrios do Vizela”.
2018 - A fadista Ana Moura, tal como acontecera em 2008, atua no jardim Manuel Faria no decurso das comemorações dos 20 anos do Concelho de Vizela.
2018 - Catarina Ferreira, atleta formada nas escolas de Atletismo do Futebol Clube de Vizela, sagra-se Campeã Nacional de Corta Mato em representação do Sporting.
2019 - Cantor Anselmo Ralf atua no Jardim Manuel Faria no decurso dos 21 anos do Concelho de Vizela.
Nasceram nesta data
- Cândido Caldas, pintor vizelense
- Deolinda Faria, professora.
1960 - Zé da Fina, antigo jogador do FC Vizela campeão de juniores em 1977/78.
- Pedro Pinto (empresário de futebol)
FALECEU NESTA DATA
2019 - Manuel Martins (Sta Eulália)
2011 - Narcisa Lopes Vaz (Sta Eulália)
2010 - Maria da Glória Ribeiro (S. Miguel)
2020 - Maria Aurora da Costa Moreira (S. João)
2021 - Arnaldo Dias Miranda (M. Cónegos)
Eventos históricos
- 37 — O senado romano anula o testamento de Tibério e proclama Calígula imperador.
- 417 — É eleito o Papa Zósimo, 41.º papa, que sucedeu ao Papa Inocêncio I.
- 633 — Guerras Ridda: a península Arábica é unificada sob a autoridade central do califa Abacar.
- 731 — Papa Gregório III é eleito 90.º papa, em substituição a Papa Gregório II.
- 1229 — O imperador romano-germânico Frederico II declara-se Rei de Jerusalém durante a Sexta Cruzada.
- 1241 — Cracóvia é destruída pelos mongóis.
- 1314 — Jacques de Molay, o 23.º e último grão-mestre dos Cavaleiros Templários, e alguns dos seus companheiros d´armas morrem queimados na fogueira.
- 1438 — Alberto II de Habsburgo torna-se Rei da Germânia.
- 1766 — Revolução Americana: o Parlamento britânico revoga a Lei do selo.
- 1793 — Guerras revolucionárias francesas: os austríacos vencem a Batalha de Neerwinden e expulsam temporariamente os franceses dos Países Baixos.
- 1845 — Assinado o Tratado de Lalla Maghnia por Marrocos e França, definindo a fronteira entre Marrocos e a Argélia Francesa.
- 1848 — Revolução de Março: em Berlim há uma luta entre civis e militares, que custa a vida de cerca de 300 pessoas.
- 1865 — Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra à Argentina.
- 1871 — O presidente do governo francês, Adolphe Thiers, fracassa na tentativa de desarmar a Guarda Nacional em Paris. A população revolta-se e expulsa o contingente que tentava o desarmamento tendo assim se iniciado a independência de Paris em relação à Assembleia Constituinte em Versalhes.
- 1890 — Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo cáiser, Guilherme II.
- 1906 — Traian Vuia voa uma aeronave mais pesada que o ar por 11 metros a uma altitude de um metro.
- 1913 — O rei Jorge I da Grécia é assassinado na cidade recentemente libertada de Salonica.
- 1915 — Primeira Guerra Mundial: intenso ataque naval na Campanha de Galípoli. Três couraçados são afundados durante o fracassado ataque naval britânico e francês no estreito de Dardanelos.
- 1921 — A segunda Paz de Riga é assinada entre a Polônia e a União Soviética.
- 1922 — Na Índia, Mahatma Gandhi é sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil. Ficaria preso apenas por dois anos.
- 1937
- Guerra Civil Espanhola: forças republicanas espanholas derrotam as forças italianas na Batalha de Guadalajara.
- Uma aeronave de propulsão humana, Pedaliante, voa um quilómetro nos arredores de Milão, Itália.
- 1938 — O México nacionaliza todas as propriedades de companhias de petróleo estrangeiras dentro de seu território.
- 1940 — Segunda Guerra Mundial: Adolf Hitler e Benito Mussolini reúnem-se em Passo do Brennero nos Alpes e concordam em formar uma aliança contra a França e o Reino Unido.
- 1944 — A erupção do Monte Vesúvio, na Itália mata 26 pessoas e faz com que milhares de pessoas deixem suas casas.
- 1946 — As relações diplomáticas entre a Suíça e a União Soviética são estabelecidas.
- 1948 — Os consultores soviéticos deixam a Jugoslávia no primeiro sinal da Ruptura Tito-Stalin.
- 1962 — Os Acordos de Évian encerram com a Guerra de Independência da Argélia, que havia começado em 1954.
- 1965 — O cosmonauta soviético Aleksei Leonov, deixa a nave espacial Voskhod 2 por 12 minutos e torna-se a primeira pessoa a caminhar no espaço.
- 1969 — Os Estados Unidos começam secretamente a bombardear pontos estratégicos no leste do Camboja, utilizada por forças comunistas para se infiltrar no Vietname do Sul.
- 1970 — Lon Nol expulsa o príncipe Norodom Sihanouk do Camboja.
- 1974 — Crise do petróleo: a maioria dos países membros da OPEP encerra o embargo de petróleo de cinco meses contra os Estados Unidos, Europa e Japão.
- 1980 — No Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, 50 pessoas morrem na explosão de um foguete Vostok-2M na plataforma de lançamento durante uma operação de abastecimento.
- 1981 — Entra em vigor o Tratado de Montevidéu, que institucionaliza a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI).
- 1989 — Em São Paulo é inaugurado o Memorial da América Latina, um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.
- 1994 — Bosníacos da Bósnia e croatas assinam o acordo de Washington, encerrando com a guerra entre a República Croata da Herzeg-Bósnia e a República da Bósnia e Herzegovina, e estabelecem a Federação da Bósnia e Herzegovina.
- 2005 — O tubo que conduzia alimentos para Terri Schiavo é removido por solicitação de seu marido, provocando um debate mundial com relação à eutanásia.
- 2011 — A sonda MESSENGER chegou à órbita de Mercúrio.
- 2014 — Os parlamentos da Rússia e da Crimeia assinam um tratado de adesão.
- 2015 — O Museu Nacional do Bardo na Tunísia é atacado por homens armados. 23 pessoas, quase todas turistas, são mortas, e pelo menos 50 outras pessoas ficam feridas.
- 2019 — Atirador mata três pessoas e fere outras cinco em Utrecht, Países Baixos.