Segundo os “ODS”, objetivo 15, “promover o uso sustentável dos nossos ecossistemas e preservar a biodiversidade não é uma causa. É a chave para a nossa própria sobrevivência.”. Tendo estas diretivas internacionais em mente, a Coração Azul tentou mobilizar o máximo de pessoas para esta acção que pretende ser uma de muitas acções ambientais que vão decorrer durante o ano de 2020.
Hoje, durante duas horas, todos os envolvidos observaram o estado deplorável das nossas margens do rio e conseguiram remover mais de meia tonelada de lixo onde se destaca o plástico. Apesar desta acção ter contribuído positivamente para uma melhoria ambiental, existe ainda muito trabalho a ser feito se queremos um rio limpo. O problema não está só na qualidade da água.
E porque “pequenas acções” podem criar um “efeito de bola de neve”, a Coração Azul espera que esta acção possa inspirar outras organizações e entidades públicas a definir o ambiente como prioridade. Hoje, ouvimos no final, “quando será a próxima acção?”, e ainda sem resposta concreta, afirmamos “brevemente” porque vamos voltar a unir esforços.
A organização agradece a todos os participantes.
-----
JOÃO FERREIRA