Travessa de S. João adoptou o nome de rua de Joaquim Pinto em 1895

Há 125 anos deu-se a lteração do nome da Travessa de S. João para rua Joaquim Pinto, deliberada pela comissão Municipal de Guimarães na Sessão de 15 de maio de 1895 e registada no livro de sessões (cota: 10-16-9-20).



“O Exmo. Snr. Presidente disse que o Snr. Vereador João António Dias da Costa lhe entregou para apresentar á Commissão Municipal, a seguinte representação: Illustríssimo e Excelentíssimo Senhor. Os abaixo assignados, proprietários e habitantes da povoação de Vizella, atendendo ás qualidades cívicas que concorrem na pessoa do Excelentíssimo Senhor Joaquim Pinto de Sousa e Castro, tendo em consideração o seu entranhado amor por esta povoação, de cujos progressos tem sido um dos mais dedicados propagadores, não se esquecendo de que á iniciativa do mesmo cavalheiro se deve a abertura da “Travessa de S. João” da qual é quasi o único proprietário, aformoseando-a com prédios, de forma a tornar a mesma travessa, que assim se intitula indevidamente, uma das principaes ruas d´esta povoação, tendo em vista dar um público testemunho do devido apreço em que tem o mesmo Senhor Joaquim Pinto de Sousa e Castro, vem mui respeitosamente pedir a Vossa Excellencia que a denominação de “Travessa de sam João” seja substituída pela de “Rua Joaquim” e assim pedem a Vossa Excellencia se digne deferir.

E Receberá Mercê:
Abílio da Costa Torres,
José Mendes Esteves Guimarães,
Armindo Pereira da Costa,
Joaquim António da Silva,
Manuel da Costa,
Joaquim Correia da Silva,
José Pinto de Freitas,
Joaquim Ribeiro Ferreira,
Joaquim Pereira Vieira,
Appolino da Costa Caldas,
Francisco de Azevedo Gomes Feio,
Eduardo Coelho Moreira,
António Feliciano da Silva Caldas,
José Coelho Moreira,
Joaquim Pereira da Costa,
Joaquim Correia Teixeira Vaz,
Padre José da Silva Pereira Caldas,
João António Dias da Costa.

Feita a leitura, disse mais o mesmo Excelentíssimo Senhor Presidente que desejava ficasse consignado na acta o seu modo de pensar sobre esta e idênticas representações: Desde que os habitantes de qualquer localidade consideram um seu concidadão credor de tão elevado testemunho de apreço como o de dar o seu nome a uma das ruas principaes da mesma localidade, não deve contrariar-se essa manifestação, pois que são eles os verdadeiros juízes da benemerência e do civismo d´aquelle que assim querem honrar. Vizella, pela segunda vez, pretende honrar um cidadão a quem deve serviços e benemerências. Da primeira vez foi o Snr. Doutor Abílio Torres; agora o Snr. Joaquim Pinto. E visto que da primeira vez se deferiu, entendo que, dada a igualdade de circunstâncias, comprovada pela qualidade dos signatários, á frente dos quaes vem o Snr. Doutor Abílio Torres, se deve igualmente deferir a esta representação.


O Snr. Vereador José Miguel da Costa Guimarães disse, que fazia suas as palavras do Snr. Presidente, e por isso também vota pelo deferimento.

Foi, portanto, deliberado que a Travessa de S. João na freguesia de S. João das Caldas, passe a denominar-se “Rua Joaquim Pinto.

(PESQUISA, Antonio Teixeira Cunha, ddV)

Partilhar