1875 - Maestro Joaquim da Costa Chicória nasceu no dia 25 de dezembro de 1875 na paróquia de S. João, batizado no dia 01 de janeiro de 1876.
“Vivendo menino e moço, num ambiente familiar todo cheio de
atrativos e paixões musicais, facilmente encontrou, por intuição e espiritual deleite, o fio da sua carreira orientadora, entretanto afoito e persistentemente na prática da divina arte, ultrapassando em méritos, os seus avoengos, pelo sentido impulsivo da inclinação e do estudo, compondo e musicando fácil e competentemente as mais diversas partituras. Não frequentou
Conservatórios, e tendo apenas exame de instrução primária, para fazer da sua arte modo de vida, obteve a carta de regente e compositor no Conservatório Nacional de Música.
O seu extenso arquivo musical, enriquecido com as melhores obras da sua autoria, em arranjos, paso-dobles, mazurcas, valsas, e harmonizações de alto merecimento, encontrando-se em poder da banda dos Bombeiros Voluntários de Vizela (Chicórias) e dos dois filhos do maestro Vizelense, ambos primeiros sargentos músicos. Muitas das suas festejadas composições, andam espalhadas por todo o Pais, nos agrupamentos paisanos e regimentares. Da sua fecunda, vastíssima e inspirada obra musical, de grande êxito, pela probidade, competência e beleza de harmonização, podemos contar: para cima de 200 marchas; 19 rapsódias, algumas marchas fúnebres e inúmeras fantasias, sinfonias, hinos e pequenas composições.” (Pesquisas de António Cunha e Adelino Campante).
1998 - Domingos Bragança, atual Presidente da Câmara de Guimarães e à data vereador, diz ao jornal O Povo de Guimarães que «O concelho de Vizela resulta do facto de não se ter criada uma estruturação do concelho de Guimarães virada para Vizela; a via larga já devia existir, a urbanização de ligação a Vizela já devia ter sido feita há muito, a criação de instituições que ligassem Guimarães a Vizela e que tornassem a vida entre o Toural e a Praça da República numa questão de minutos. Se tivesse sido assim, um vizelense acarinharia Guimarães como um cidadão de Fermentões» - referiu.
2015 - Vendas de Natal no comércio local de Vizela inferiores 20 por cento em relação ao ano anterior por efeitos da crise.
2020 - Vive-se o Natal à luz da pandemia provocada pela covid-19 com as famílias menos juntas que em anos anteriores. Governo impôs limitações para as ceias e almoço de Natal de forma a evitar a propagação do vírus. Em Portugal, morreram 6.413 pessoas dos 387.636 casos de infeção confirmados até esta data. O mundo registou 1.731.936 mortos resultantes de mais de 78,8 milhões de casos de infeção.
2022 - Banda da Sociedade Filarmónica Vizelense apresenta concerto de Natal na Igreja de São Miguel das Caldas. À mesma hora a TVI apresenta o programa Somos Portugal gravado em Vizela no dia 17 de Dezembro.
2023 - Dia de Natal com Missa festiva em S. Miguel das Caldas promovida pela União de Freguesias e abrilhantada pela Orquestra da Sociedade Filarmónica Vizelense. Ver + aqui
NASCEU NESTA DATA...
1961 - José Manuel Faria, professor, ex-deputado municipal em Vizela.
1970 - Daniel Ramos, treinador do Futebol Clube de Vizela 2009/2010.
...........................
FALECEU NESTA DATA
1973 - Orlando Machado - (S. João)
2004 - Alcina-Cininha Saleira (S.João)
2007 - Maria Amélia Moura (S. João)
2013 - António Cardoso Azevedo (S.Eulália)
2008 - Francisco José Silva Fernandes Vaz
2021 - Maria da Esperança Vale (S. Miguel)
2022 - Maria Fátima C. Ferreira Monteiro (Regilde)
2022 - António Eurico Antunes Rodrigues (S.Miguel)
2022 - Maria Fátima C. Monteiro Ferreira (Regilde)
Eventos históricos
1 - É instituída a data de nascimento de Jesus Cristo, também conhecida como Natal, data mais celebrada do Cristianismo, considerado momento de paz e compaixão.
800 - Carlos Magno é coroado Imperador pelo Papa Leão III. Tem início o Sacro Império Romano
1046 - É eleito o Papa Clemente II
1066 - Guilherme da Normandia é coroado rei de Inglaterra na Abadia de Westminster.
1599 - Fundação da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil.
1837 - Fundação do Condado de Dade
1926 - Início do Período Showa no Japão
1941 - II Guerra Mundial: Hong Kong rende-se aos Japoneses
1948 - Fundação da escola de samba Beija-Flor
1991 - Mikhail Gorbachev renuncia à presidência da União Soviética
Feriados e eventos cíclicos
Dia da Família, em Moçambique;
Para os católicos, ortodoxos e protestantes, Natal, celebração do nascimento de Cristo;
Sua Majestade, a rainha Elizabeth II do Reino Unido, manda sua tradicional mensagem de Natal anual para o Commonwealth e Reino Unido;
Mitologia celta: A Mãe Terra dá à luz a "criança Sol", que viria para anunciar um novo tempo.
Grécia antiga - comemoração do nascimento de Dionísio, deus do êxtase e do vinho.
Egito antigo - comemoração do nascimento de Horus, deus do Sol.
Índia antiga - comemoração do nascimento de Krishna.
Pérsia antiga - comemoração do nascimento de Mithras.