As colónias terão um plano de gestão sanitária e os gatos pertencentes às colónias serão identificados eletronicamente com microchip e marcados com um pequeno corte na orelha esquerda.
Sempre que for possível, cada colónia terá um ou mais cidadão(ãos) responsável(eis) por ela, que ajudarão a realizar o controlo sanitário e o número de animais pertencentes à colónia, para que seja maior a proximidade, a rapidez e a eficácia de atuação.
A Câmara Municipal de Vizela solicita e agradece a colaboração dos cidadãos neste processo, nomeadamente:
1 – Não interferir: poderão ser vistas as jaulas de captura espalhadas pelas ruas, mas não devem mexer, nem alimentar os gatos da zona nesses dias, para que a captura seja eficaz;
2 – Se conhecer uma colónia de gatos de rua, por favor indique à Autarquia o local onde se encontra;
3 – Se cuidar/alimentar uma colónia de gatos e quer ser parceiro da Câmara Municipal nesta iniciativa, indique que quer ser responsável pela colónia e ajude a Autarquia no processo.
De destacar que esta medida se insere no conjunto de atuações programadas pela Câmara Municipal de Vizela no âmbito do projeto Vizela ProAnimal, que visam a redução do número de animais errantes e a promoção da saúde e bem-estar animal.