englobando todos os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Ave: Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Santo Tirso.
Esta nova competição, reservada a viaturas de série, será disputada na variante de regularidade, com setores seletivos de rampa, rali e circuitos citadinos, nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é organizada pelo Classic Clube de Portugal, sendo presidente da comissão organizadora, Paulo Almeida.
Esta competição pretende chamar a atenção para um caminho cada vez mais importante na descarbonização da mobilidade, ou seja, as denominadas 'energias limpas', e desta forma, a prova cumpre todas as regras desportivas para este tipo de competições, e está limitada à participação de 20 equipas concorrentes, cuja inscrição será considerada por ordem de chegada.
O arranque da prova será feito em Guimarães, com a cerimónia de Partida e a famosa Rampa da Penha, a passagem pelas classificativas utilizadas na etapa portuguesa do Mundial de Ralis, como o "Confurco" e o salto de "Fafe-Lameirinha", passando, ainda, em Vila Nova de Famalicão onde terá lugar a "Electric Street Stage" noturna.
Em Vizela teremos um parque de carregamento noturno, na Praça do Município, no dia 26 à noite, seguindo-se, no dia 27, o "Circuito das Caldas de Vizela", na marginal ribeirinha.
A prova termina com a "Power Stage" e a cerimónia final do pódio, em Santo Tirso.
Esta Taça de Portugal de Novas Energias pretende, acima de tudo sensibilizar para as questões ambientais e ao mesmo tempo, chamar a atenção para esta variante do desporto automóvel com veículos elétricos, numa altura em que cada vez mais se fala da preservação do ambiente e das energias não poluentes.