O Conselho Nacional de Juventude, em parceria com a Câmara Municipal de Vizela, deram a oportunidade a este grupo de jovens de se pronunciarem sobre o que entendem ser as principais problemáticas da sua comunidade e desenvolverem propostas e medidas para darem respostas a esses mesmos problemas.
Os tópicos abordados foram:
- Ensino de Qualidade,
- Trabalho Digno para Todos e Todas,
- Impulsionar a Juventude Rural e Espaços de Participação.
- Ensino de Qualidade,
- Trabalho Digno para Todos e Todas,
- Impulsionar a Juventude Rural e Espaços de Participação.
Partindo destas temáticas, os jovens diagnosticaram várias questões importantes como a mobilidade dentro do concelho, a relação trabalho-escola, a qualidade dos métodos de ensino ou a diversidade de oportunidades de estudo.
Seguindo a lógica do Diálogo Estruturado, que é o diálogo entre jovens e decisores políticos numa perspectiva mais horizontal, o vereador da juventude da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Jorge Pedrosa, esteve presente para ouvir as propostas e problemáticas apresentadas pelos jovens. Desenvolveu-se um diálogo pedagógico e aberto sobre as políticas de juventude municipais, acolheram-se sugestões e apontou-se caminhos de futuro que possam ir de encontro às efectivas necessidades dos jovens de Vizela.
As propostas finais serão compiladas juntamente com as propostas de outros jovens do país e vão ser apresentadas na União Europeia, como forma de influenciar as medidas políticas para os jovens europeus nos próximos orçamentos.
“Tu na Europa” é o tecido associativo juvenil europeu a trabalhar de forma conjunta com as autoridades locais de forma a aprofundar a democracia e os jovens de Vizela não ficaram de fora.