CURIOSIDADES: Quando foi atribuído o nome do Dr. Pereira Caldas à Rua da Rainha

O que escreveram os jornais de Guimarães em 1898.


O nosso colaborador António Cunha (músico da banda da Sociedade Filarmónica Vizelense), nas suas importantes pesquisas sobre a história de Vizela (tem um livro à espera de apoios para publicação) descobriu informação noticiosa em dois jornais de Guimarães sobre a atribuição do nome do Dr. Pereira Caldas à Rua da Rainha em Vizela.
Junta-se os recortes desses centenários jornais de 1898 e a cópia da ata da reunião da Câmara Municipal de Guimarães do Arquivo Alfredo Pimenta.


Jornal “Vimaranense” 22 de janeiro de 1898.
Atribuição de toponímia a rua de Vizela.

Foi decidido em reunião da Câmara Municipal de Guimarães, na sessão de 12 de janeiro de 1898, a atribuição do nome de “Rua Dr. Pereira Caldas” à antiga rua da Rainha, artéria que liga a estrada nova ao largo Franco Castello Branco e rua onde nasceu no dia 16 de janeiro de 1818 o homenageado, Dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas, homenagem feita na passagem do seu 80 aniversário.
O Dr. Pereira Caldas faleceu a 19 de setembro de 1903 em Braga.

 --
Jornal “O Commércio de Guimarães” 27 de janeiro de 1898.
Inauguração da Rua Dr. Pereira Caldas.
Neste pequeno artigo do CG  pode-se ler: «Realizou-se ontem em Vizela, a inauguração da Rua do Doutor Pereira Caldas.
Desta cidade (Guimarães) foram assistir àquele atcto uma comissão de estudantes do Seminário-Liceu, Colégio S. Damaso, alunos do Externato Militar e alguns cavalheiros amigos do sr. dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas, ilustríssimo decano dos professores do Liceu de Braga.
A Sociedade Martins sarmento fez-se reprsentar pelos srs Padre António Augusto Monteiro e tenente Fernando d'Azevedo.
No próximo número daremos notícia mais desenvolvida» - escreveu o Commércio de Guimarães a 27 de janeiro de 1898, jornal que é pertença atualmene do Grupo Santiago, da qual faz parte a Rádio Santiago e que ainda se publica naquela cidade.  

Partilhar