A 1ª edição do “Projeto de Valorização da Fauna Vizelense” foi apresentada na Casa Municipal de Cultura Jorge Antunes no passado sábado. Além do livro, poderá ainda ver nos próximos dias a exposição fotográfica da autoria de Jorge Lima, Américo Pacheco e José Magalhães.
Em janeiro deste ano, a Coração Azul em parceria com a Fundação Jorge Antunes e os três fotógrafos vizelenses (Jorge Lima, Américo Pacheco e José Magalhães) apresentaram o projeto “Vizela Vale Encantado” que pretendia dar a conhecer à comunidade a fauna local e sensibilizar para a sua valorização e proteção. Passados 10 meses foram registadas mais de uma centena de espécies e criadas mais de vinte actividades que atraíram um público não só de Vizela mas também de outros concelhos.
O projeto tinha na fase inicial cinco intenções:
1º - Criação de um livro da "Fauna de Vizela";
2º - Intervenção artística em Agosto na cidade;
3º - Exposição e palestra no Dia Mundial do Animal;
4º - Visita e divulgação pelas escolas do resultado do projeto;
5º - Estudo/fundamentação para um futuro observatório natural.
A CA refere que «Todas as intenções foram concretizadas e conseguiu-se ainda criar workshops e actividades científicas enquadradas numa programação ambiental que poderá ser aposta no próximo ano. Em curso está já a planificação do desenvolvimento do projeto onde o envolvimento da comunidade, dos autarcas e das instituições que gerem o território natural serão nucleares para atingir um novo patamar na valorização ambiental».
Entretanto, de forma a espalhar o conhecimento das espécies que existem em Vizela, poderá consultar o projeto através destes links:
Link: https://www.facebook.com/Faunavizelense
Link: https://www.instagram.com/faunavizelense/