1968 - Na sede do Futebol Clube de Vizela, na rua Dr. Abílio Torres, toma posse a nova direcção do Futebol Clube de Vizela presidida por Domingos Pinto Varela.
O Vitória de Guimarães faz-se representar pelo seu presidente, Fernando Roriz.
Presentes ainda o médico do Clube, Dr. Armando Guimarães, o provedor da Santa Casa, Fonseca e Castro e o presidente dos Bombeiros, José Luís de Almeida.
1970 - Nasce Jorge Antunes, jovem vizelense filho dos empresário Armando da Silva Antunes e Camila Antunes, falecido em 1989, aos 19 anos de idade, num acidente com o carro que conduzia em Nespereira, em frente à empresa Lasa dos pais. Seria criada uma fundação e um clube em seu nome para apoiar outros jovens.
2015 - O pároco de Santa Eulália, P. José da Fonseca Lemos, é homenageado à passagem das bodas de ouro sacerdotais.
2016 - É apresentado o cartaz das Festas da Cidade de Vizela 2017 com importante cartaz de artistas.
2020 - Melhoramentos são inaugurados em Santa Eulália por Victor Hugo Salgado como a requalificação do largo adjacente à Igreja, Parque Infantil e Centro de Dia. Ler mais aqui.
NASCEU NESTA DATA
- Manuel Silva, cantor dos Boémios.
1962 - D. Nuno Almeida, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga.
FALECERAM NESTA DATA
2000 - Zé Barros (S. Miguel)
2001 - Manuel Fernando S. Lopes Portela (S.Miguel)
2009 - Luís Ferreira Costa (Sta Eulália)
2010 - Maria Deolinda Silva Pereira (S. Miguel)
2011 - António de Sousa Leão (Santa Eulália)
2012 - Mamede Sousa (S. Miguel)
2012 - Maria Arminda (S. Miguel)
2020 - José Novais Ribeiro (S. Miguel)
2021 - Manuel Costa Ribeiro (S. Miguel)
2021 - Luís de Sousa (M.Cónegos)
2023 - Maria Lurdes Félix (S.Paio)
Eventos históricos nacionais e internacionais
Eventos históricos
- 338 a.C. — Um Exército macedônio liderado por Filipe II derrota as forças combinadas de Atenas e Tebas na Batalha de Queroneia, garantindo a hegemonia macedônica na Grécia e no Egeu.
- 216 a.C. — O exército cartaginês liderado por Aníbal derrota um exército romano numericamente superior na Batalha de Canas.
- 461 — Majoriano é preso perto de Tortona (norte da Itália) e deposto pelo general suevo Ricímero.
- 1274 — Eduardo I da Inglaterra retorna da Nona Cruzada e é coroado rei dezessete dias depois.
- 1665 — A Inglaterra ataca navios mercantes holandeses na Batalha de Vågen.
- 1675 — Inauguração da Sinagoga Portuguesa de Amsterdão.
- 1776 — Acontece a assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos.
- 1897 — O Cerco de Malakand termina quando uma coluna de socorro é capaz de alcançar a guarnição britânica nos estados de Malakand.
- 1903 — Começa a Revolta de Ilinden-Preobrazhenie contra o Império Otomano.
- 1914 — Império Alemão declara guerra à Bélgica; o Exército Alemão entra no Luxemburgo; O Reino da Itália declara a neutralidade.
- 1932 — O pósitron (antipartícula do elétron) é descoberto por Carl David Anderson.
- 1939 — Albert Einstein e Leó Szilárd escrevem uma carta a Franklin Delano Roosevelt, aconselhando-o a iniciar o Projeto Manhattan para desenvolver uma arma nuclear.
- 1945 — Termina a Conferência de Potsdam, na qual as potências aliadas decidem o que fazer com a Alemanha após o fim da Segunda Guerra Mundial.
- 1980 — Uma bomba explode na estação ferroviária de Bolonha, Itália, matando 85 pessoas e ferindo mais de 200.
- 1989 —
- O Paquistão é readmitido na Comunidade das Nações depois de ter restaurado a democracia pela primeira vez desde 1972.
- 1990 — O Iraque invade o Kuwait, posteriormente levando à Guerra do Golfo.
- 2005 — O voo Air France 358 pousa no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, derrapa e sai da pista, deixando 12 feridos e nenhuma morte registrada.
Nascimentos
