A Câmara considera que «O projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho e envolve a requalificação da Praça da República, situada no coração da cidade, onde surgiram os primeiros vestígios da ocupação romana».
Este projeto envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.
A equipa técnica da obra é liderada pelo arquiteto vizelense Filipe Costa e ainda para análise, tratamento, recolha e exposição dos achados arqueológicos, o Arqueólogo Francisco Queiroga, responsável pelas escavações arqueológicas da Praça da República em 1995, e o Museu Dom Diogo de Sousa e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do Concelho.