O Vizela + Social integra um conjunto de oito medidas de intervenção, a saber: novas instalações/nova dinâmica na intervenção psicossocial, envelhecimento saudável, crianças e jovens em risco, incentivo à natalidade – Cheque Bebé, Banco Local de Voluntariado, violência doméstica, igualdade de género e apoio à família.
No âmbito desta ação foi inaugurado o novo espaço dos serviços municipais de ação social com melhores condições, tendo também sido reformuladas iniciativas já existentes, nomeadamente o Banco Local de Voluntariado, a Loja Social e o Cartão Sénior.
O Presidente referiu que «Todas estas medidas se traduzem num investimento anual da Autarquia de cerca de 544 mil euros, quase duplicando o valor atribuído nos anos anteriores, com destaque para as novas iniciativas e novas áreas de ação na componente social, das quais são exemplo o Cheque bebé, na área de apoio à família, tendo a Câmara já atribuído 223 cheques, num valor de 223 mil euros e o passeio à Quinta da Malafaia, na área do envelhecimento saudável».
Victor Hugo Salgado destacou também as alterações das fórmulas de financiamento das bolsas de estudo, em que a Câmara Municipal quadruplicou o valor atribuído de 15 mil para 60 mil euros, passando a atribuir seis vezes mais bolsas, de 25 para 150.
"Com a execução deste programa, a Câmara Municipal reforça a sua ação no âmbito da intervenção social municipal, nomeadamente, nas áreas do apoio à família, da igualdade de género, violência doméstica e pessoas dependentes e seus cuidadores e/ou familiares, sempre com o objetivo de criar uma Vizela + Social" - disse.