António Faria Bastos desenvolveu importantes papéis em Vizela ao nível da cultura e do desporto com especial destaque no desporto para o andebol e xadrez, tendo treinador equipas de formação na Fundação Jorge Antunes e CCD de Santa Eulália. Ao nível do xadrez promoveu diversos campeonatos em Vizela e formou várias equipas federadas tendo como base a aprendizagem deste jogo. Foi professor de ginástica com início na década de 70 no Ciclo de Vizela.
Na Associação Projecto - sediada por cima do Callidas Club -, da qual foi fundador, desenvolveu muitas atividades culturais nomeadamente junto dos mais jovens destacando-se a realização do Etno Vizela no Parque das Termas onde eram evidenciados os produtos da terra, desde a música à gastronomia, etc.
António Bastos, professor de educação física em Lustosa, foi também redator de vários jornais tendo exercido a chefia de redação do Notícias de Vizela.
Este encontro de amigos que nutrem grande carinho por António Bastos, entre eles professores da escola onde lecciona entre os quais o seu Diretor, partiu duma ideia de Olívia Couto e Francisco Salgado que decidiram desta forma singela «dar um abraço de parabéns a António Bastos que completou recentemente mais um aniversário»..
Alguns dos presentes referiram que António Bastos era merecedor de um reconhecimento municipal pelo que fez pela cultura e desporto de Vizela ainda antes da criação do concelho num período muito difícil para o desenvolvimento daquelas atividades.