Este estabelecimento escolar foi alvo de obras de requalificação, no âmbito do Fundo de Emergência Escolar, criado com o objetivo de suprimir as debilidades dos edifícios escolares e assim criar melhores condições para as crianças. Esta obra de requalificação do Jardim de Infância de S. Paio assentou essencialmente na resolução do problema de humidade, através do revestimento de capoto em todo o exterior, assim como a pintura interior e exterior do edifício.
O Presidente da Câmara Municipal destacou que aquando da visita efetuada a todos as escolas do concelho, no início do mandato, foi detetada uma grande clivagem entre escolas totalmente requalificadas e outras em situações degradantes.
«Nesse sentido, um dos objetivos fundamentais foi inverter o paradigma no que concerne à relação entre a Autarquia e as escolas do Concelho tendo para isso criado o Fundo de Emergência Escolar, com o objetivo de suprir as carências mais significativas e prementes das instalações escolares do Município, e que se iniciou com a requalificação da Escola Básica Infias e agora com a requalificação do Jardim de Infância de S. Paio» - referiu.
Victor Hugo Salgado destacou ainda a parceria da Autarquia com as Juntas de Freguesia, em especial neste caso com a União de Freguesias de Tagilde e S. Paio, através de protocolos de delegação de competências para a resolução de problemas correntes e diários de reparações nas escolas, apostando no fator proximidade.