Coração Azul no ecossistema de Famalicão

Depois da palestra em Lousada, chegou a vez da visita a Famalicão para encontrar mais um especialista em biodiversidade.
A atividade "Devesa em Família - O Parque, um Ecossistema Diferente” realizou-se no dia 10 de março de 2019, no Parque da Devesa, com o especialista Vasco Flores Cruz.
Recorde-se que Vasco Flores Cruz já esteve no passado (2012) em Vizela num Workshop sobre os Anfíbios e répteis de Portugal.




Ontem, no Parque da Devesa, circulamos pela galeria ripícula junto ao rio Pelhe e além das atenções sobre as árvores e arbustos de diversificadas espécies, destacamos a presença de diversas espécies de animais. Ali temos um grande exemplo de biodiversidade. E só por exemplo, nesta manhã, vimos: rã verde; tritão-marmorado; vestígios de toupeira ou rato-cego; excrementos de Lontra; Tordo-comum; Lagartixa-de-bocage; Bico-de-lacre; Alfaiate; Pica-pau-verde; Galinha-água; Garça-real; Gralha-preta; Corvo-marinho; 3 Guarda-rios; melros; alvéolas; patos-reais; borboletas; Milheirinha; entre outros...

Durante este ano, a Coração Azul, no âmbito do "Vizela Vale Encantado - Projeto de Valorização da Fauna Vizelense" irá desenvolver diversas acções no sentido de apresentar alguns fundamentos/propostas sobre a fauna de Vizela. E é com alegria que depois da aceitação de Ernestino Maravalhas (especialista em Entomologia) em colaborar com componentes cientificas, também Vasco Flores Cruz se disponibilizou a visitar mais uma vez Vizela para uma acção de campo e de estudos.

-------------
João Ferreira

Partilhar