A Câmara diz pretender dar recentes inovações destinadas a proporcionar aos utilizadores as melhores soluções para garantir a gestão do estacionamento na cidade.
«Quando este Executivo Municipal tomou posse, começou por efetuar um diagnóstico aos parcómetros existentes, tendo verificado que estes avariavam com frequência, estavam manifestamente obsoletos, eram pouco funcionais, não se podiam colocar moedas de 1€, todas as viaturas eram obrigadas a pagar, falta de identificação dos funcionários e ausência de novas tecnologias.
Assim, e após a realização deste diagnóstico, foram adotadas novas medidas, nomeadamente a alteração ao Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada, o novo fardamento dos funcionários responsáveis pela fiscalização de estacionamento, e agora a reorganização da rede de estacionamento de duração limitada e a implementação do sistema Easy Parking.
A reorganização da rede de estacionamento de duração limitada e a implementação do sistema Easy Parking resultam no acesso mais fácil do utilizador ao interface da máquina, capacidade de receber moedas de 1,00€, benefício ambiental através do uso de energias renováveis, máquinas interligadas por sistema de comunicação GPRS sem fios, manutenção mais fácil e segura, e 98% reciclável (máquinas mais verdes e amigas do ambiente).
A aplicação Easy Parking permite realizar a gestão da informação pessoal e dos veículos associados, consultar o histórico dos estacionamentos, realizar pagamentos de estacionamento, consultar e regularizar infrações de estacionamento, gerir a conta corrente e carregar saldo por multibanco, cartão de crédito ou transferência bancária.
Assim, a implementação deste novo sistema de gestão da rede de parquímetros na cidade vem permitir um reforço da qualidade do serviço, uma melhoria tecnológica, maior comodidade de utilização, melhor gestão do BackOffice e uma melhoria estética" - salienta a Câmara Municipal.