Secundária de Vizela |
A intervenção escolar surge no âmbito do Fundo de Emergência Escolar, e da acção adotada pela. Câmara Municipal de Vizela que visa suprimir as debilidades dos estabelecimentos de ensino e assim criar melhores condições para as crianças e alunos.
Refere a Autarquia liderada por Victor Hugo Salgado que "Quando este Executivo Municipal tomou posse, um dos objetivos fundamentais foi inverter o paradigma no que concerne à relação entre a Câmara Municipal e as escolas do Concelho" acrescentando e que, nos últimos anos criou uma grande clivagem entre escolas totalmente requalificadas e escolas em situações degradantes salientando que "todos os estabelecimentos de ensino são importantes".
Lembra a Câmara que "Uma das principais ações nesta matéria foi a visita que o Executivo Municipal fez a todas as escolas no sentido de identificar um conjunto de necessidades e onde foram diagnosticados os principais problemas de cada um deles.
Após estas visitas a Autarquia criou o "Fundo de Emergência Escolar", com o objetivo de suprir as carências mais significativas e prementes. Foi o caso da requalificação da Escola Básica de Infias e agora com a requalificação do Jardim de Infância de S. Paio essencialmente na resolução do problema de humidade, através do revestimento de capoto em todo o exterior, assim como a pintura interior e exterior do edifício.
Para além destas intervenções pontuais, a Câmara Municipal estabeleceu protocolos de delegação de competências nas Juntas de Freguesia para a resolução de problemas correntes e diários de reparações no que concerne às escolas, "apostando no fator proximidade que se tornou determinante e preponderante no que respeita às efetivas necessidades dos estabelecimentos de ensino".