Este programa é composto por 5 sessões nas quais os jovens são desafiados a lançar um olhar crítico sobre um conjunto de atitudes, comportamentos e competências essenciais a uma procura de emprego ativa e eficaz, que contribua para a (re)inserção no mercado de trabalho.
A primeira sessão consiste em “conhecer-nos a nós próprios”, na realização de dinâmicas de autoconhecimento. Saber falar sobre si mesmo, dos objetivos e competências, das suas qualidades e dos defeitos é essencial.
Paralelamente, a consciência de que a rápida transformação do mundo do trabalho e da forma como trabalhamos exige a aposta no desenvolvimento de competências transversais, as “Soft Skills”, que enriquecem e tornam os jovens mais competitivos, facilitando não só a entrada no mercado de trabalho, mas também a manutenção do posto laboral.
As sessões seguintes incluem temas muito práticos e essenciais no percurso de procura de emprego desde a definição dos objetivos profissionais até ao conhecimento das técnicas/ferramentas de procura ativa de emprego.
Tratando-se de um programa de treino de competências de cariz prático, a última sessão consiste na simulação de entrevistas de trabalho, numa lógica de integração dos temas abordados e dando particular enfase à comunicação verbal e não-verbal.
De destacar que esta atividade se insere na aposta da Autarquia na definição e implementação de estratégias de intervenção na área da juventude, que passam fundamentalmente por promover atividades que fomentem a participação ativa dos jovens na sociedade, o desenvolvimento do associativismo juvenil e a promoção da transversalidade das políticas municipais orientadas para a juventude nos restantes domínios de intervenção municipal.