Manuel Campelos foi fundador e líder do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela, integrou a Comissão Instaladora do Município de Vizela, logo após a criação do concelho em 1998, e era cidadão honorário do Município de Vizela.
Manuel Campelos foi, acima de tudo, um Homem perseverante e lutador, um exemplo de coragem de quem não quis desistir e que nos faz voltar no tempo e lembrar aqueles que fizeram de um sonho comum a independência de um Povo...
Ninguém como Manuel Campelos se entregou, ao longo de mais de três décadas, de forma contínua, persistente e abnegada, a uma luta perseverante, que chegou ao fim a 19 de março de 1998 e que elevou, finalmente, Vizela a Concelho.
A Câmara Municipal não poderia deixar de prestar uma última homenagem pública a um Homem que encabeçou uma luta fulcral para o futuro dos Vizelenses, sendo a sua perda uma notícia extremamente triste para toda a comunidade Vizelense, que hoje se curva afetuosa e respeitosamente perante a sua memória, uma homenagem a um homem de traço distinto e cada vez menos comum, que se entregou a uma causa pública de forma abnegada.
À sua família e amigos, a Câmara Municipal de Vizela apresenta as mais sentidas condolências.
Assim, a Câmara Municipal de Vizela decreta três dias de luto municipal (21 a 23 de agosto) em memória de Manuel Campelos.
Câmara Municipal de Vizela
20 de agosto de 2018